Conheça os políticos que devem concorrer ao Governo de PE

Disputa já está se desenhando para a próxima eleição para o Executivo estadual

por Jameson Ramos sab, 01/01/2022 - 10:00
Marcelo Camargo/Agencia Brasil Cabine de votação Marcelo Camargo/Agencia Brasil

As eleições de 2022 estão se aproximando e em Pernambuco a disputa já está se desenhando. Até o momento, os principais nomes para concorrer ao Palácio do Campo das Princesas, sede do governo estadual, já estão sendo ventilados. 

Humberto Costa (PT)

Sem um nome forte e viável para indicar ao Governo de Pernambuco, o PSB deve fazer aliança com o PT, que já indicou o senador Humberto Costa para concorrer ao cargo no próximo ano.

Uma nota divulgada pelo partido aponta que o nome do governador está disponível para ser apreciado pela Frente Popular de Pernambuco.

Humberto já foi deputado estadual, deputado federal, já foi ministro da Saúde no governo Lula e agora está no seu segundo mandato como senador.

Anderson Ferreira (PL)

O atual prefeito de Jaboatão dos Guararapes é um dos principais nomes da oposição que pode disputar o cargo de Governador de Pernambuco. Em último encontro que teve com a imprensa no dia 28 de dezembro, ele afirmou que ainda não definiu se sairá candidato ao governo estadual ou ao Senado.

Junto com outras lideranças pernambucanas, o prefeito rodou algumas cidades do Estado. Essa movimentação serve para prepararem o terreno, se mostrando para a população e, claro, escutando as demandas do povo. André chegou a afirmar que ele não se coloca para o cargo, mas é convocado. Só resta agora esperar para ver se ele será convocado.

Anderson está no seu segundo mandato como Prefeito de Jaboatão e antes de ser um chefe do Executivo municipal, ocupou o cargo de deputado federal. 

Raquel Lyra (PSDB)

A prefeita de Caruaru, no Agreste de Pernambuco, Raquel Lyra, pode ser o único nome feminino na disputa pelo Governo de Pernambuco. Junto com Anderson Ferreira, Raquel rodou as cidades do Estado no Movimento Levanta Pernambuco. 

A união entre a tucana e o prefeito de Jaboatão irá resultar em um candidato ao Palácio do Campo das Princesas e outro que irá lutar pelo Senado. 

Raquel Lyra está no seu segundo mandato como prefeita de Caruaru. A tucana também já foi eleita três vezes deputada estadual, sendo eleita em 2010 como a mulher mais bem votada do Estado.

Miguel Coelho (MDB)

Atual prefeito de Petrolina, no Sertão de Pernambuco, Miguel Coelho já dava sinais que queria disputar o Governo de Pernambuco desde o início do ano passado. Em entrevista ao LeiaJá, emedebista relatou que estava em busca de alianças para viabilizar o seu nome como candidato da oposição.

Ciente da importância da união entre os partidos que fazem oposição, Miguel tem tentado conversar com várias lideranças, inclusive chegou a sinalizar um interesse na aproximação com o PDT, que - mesmo já tendo sido aliado do PT e do PSB em outras épocas -, não deve se aliar a esses partidos neste ano, pelo menos se a candidatura de Ciro Gomes se manter firme.

Miguel está no seu segundo mandato como prefeito e já foi uma vez deputado estadual.

COMENTÁRIOS dos leitores