Deputados pernambucanos repudiam ataques da Rússia

Os deputados temem a dimensão que esses ataques podem tomar

por Jameson Ramos qui, 24/02/2022 - 11:56
Pixabay Soldados armados Pixabay

Após a Rússia começar a invadir a Ucrânia com ataques aéreos na madrugada desta quinta-feira (24), deputados federais pernambucanos se posicionaram repudiando os ataques russos contra os ucranianos.

"Repúdio total à invasão da Rússia em território da Ucrânia. As democracias liberais precisam ser firmes na defesa dos direitos humanos e da soberania dos povos", publicou Daniel Coelho (Cidadania) no Twitter.

O deputado Felipe Carreras (PSB) lembrou que os civis são sempre os penalizados pela disputa de poder. "Guerra nunca será a solução para resolver conflitos. Morrem muitos inocentes. O mundo tem um triste legado de guerras em que civis são os penalizados pela disputa de poder e demonstração de força bélica. Vidas valem muito. Que o diálogo e a diplomacia sempre prevaleçam", argumentou.

Já o deputado Wolney Queiroz (PDT), que é líder da oposição na Câmara dos Deputados, aproveitou a situação para recordar que o presidente Jair Bolsonaro (PL) se encontrou com o presidente da Rússia, Vladimir Putin, em meio ao caos que já estava instaurado com a Ucrânia e afirma que "democracia nunca esteve entre as palavras de ordem de Bolsonaro".

"As consequências econômicas vão atingir o Brasil, a começar do aumento do combustível com a alta do dólar e, claro, em efeito cascata, alimentos e outros produtos. A proximidade de Bolsonaro com o governo russo demonstra todo o caráter bélico e inconsequente desse governo", frisou.

O União Brasil, fusão entre o DEM e o PSL, que está sendo presidido pelo deputado pernambucano Luciano Bivar, emitiu uma nota de repúdio à guerra.

"Infelizmente, vemos que a história é cíclica também no que se refere aos erros. O que está acontecendo no leste europeu não deixa dúvida de que há um sentimento intencional da Rússia, dentro de um projeto nazista, expansionista, revisionista, que não cabe mais no mundo de hoje", diz o partido.

COMENTÁRIOS dos leitores