Tortura: Humberto pedirá acesso a áudios de ministros

Comissão de Direitos Humanos, presidida pelo petista, deverá analisar o conteúdo

por Jameson Ramos seg, 18/04/2022 - 12:12
Edilson Rodrigues/Agência Senado Senador durante CPI da Covid-19 Edilson Rodrigues/Agência Senado

O senador Humberto Costa (PT) confirmou, nesta segunda-feira (18), que pedirá acesso aos áudios de sessões do Superior Tribunal Militar (STM) durante o período da ditadura no Brasil. A Comissão de Direitos Humanos, presidida pelo petista, deverá analisar o conteúdo.

Segundo o parlamentar, nesses áudios fica claro que os ministros sabiam das torturas, já que falavam sobre elas. Esses áudios foram divulgados pelo Jornal O Globo, na coluna da jornalista Miriam Leitão, que também já foi torturada.

"Estou requerendo que a Comissão de Direitos Humanos tenha acesso a esses áudios e que nós possamos fazer uma análise do seu conteúdo", declara o senador.

Ele destaca que "a exposição das gravações em que ministros do STM admitem tortura é uma assunção cabal do Estado sobre tudo o que cometeu durante o regime militar. É especialmente sensível receber todo esse relato pela escrita de uma mulher tão seviciada pela ditadura como foi Miriam Leitão".

O senador defende que os brasileiros precisam serem advertidos sobre o que acontece numa ditadura. "Milhões de brasileiros não viveram essa experiência e precisa, no ano de eleição, serem advertidos sobre o que quer Jair Bolsonaro ao final das contas: instaurar no Brasil uma ditadura e proclamar-se ditador".

COMENTÁRIOS dos leitores