Falsa granada é deixada no portão do consulado russo em SP

Suposta ameaça levou três horas para ser descartada e mobilizou equipes especiais da Polícia Civil e Militar na noite do domingo (22)

por Vitória Silva seg, 23/05/2022 - 09:41
Google Street View Fachada do Consulado-Geral da Rússia em Jardim Everest, São Paulo Google Street View

Agentes de segurança foram acionados na noite desse domingo (22), para desarmar uma falsa granada deixada em frente ao portão da frente do Consulado-Geral da Rússia, em Jardim Everest, na Zona Sul de São Paulo. Por volta das 23h, policiais do esquadrão antibombas do Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate) foram ao local, para uma operação de aproximadamente três horas, junto à Polícia Civil, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros. Os agentes precisaram utilizar roupas especiais e até mesmo um robô.

De acordo com o R7, a falsa ameaça foi capturada pelas câmeras de monitoramento do consulado. O segurança de plantão notou a movimentação de uma pessoa próxima ao portão e, de imediato, acionou a polícia. Após analisar as imagens das equipes da área, o esquadrão usou o robô, controlado à distância, para desamarrar o objeto do portão.

As primeiras análises apontavam que o objeto se parecia com uma granada de mão. Foi necessária a passagem do objeto pelo raio-X, que mostrou que se tratava de um objeto sem nenhuma carga no seu interior, portanto, uma granada falsa.

Por causa da ameaça, as equipes precisaram interditar o túnel Jânio Quadros. As vias que cruzam o local foram liberadas assim que a explosão foi descartada. Segundo os seguranças do consulado, dentro do prédio haviam por volta de dez pessoas no momento da operação.

A Polícia Civil irá investigar o caso. Ninguém foi preso.

COMENTÁRIOS dos leitores