Bolsonaro antecipou indulto para Silveira, diz jornal

Documento mostra que análise da Subchefia de Assuntos Jurídicos, responsável por embasar tecnicamente os decretos presidenciais, foi liberada após publicação do perdão no Diário Oficial

por Jameson Ramos sex, 27/05/2022 - 11:19
Alan Santos/PR Bolsonaro assinando documento Alan Santos/PR

O presidente Jair Bolsonaro (PL) se antecipou para conceder o perdão presidencial ao deputado Daniel Silveira (PTB) e não esperou pela análise feita pelo Palácio do Planalto para embasar juridicamente o seu indulto.

O documento obtido pelo jornal O Estado de S. Paulo via Lei de Acesso à Informação mostra que a análise da Subchefia de Assuntos Jurídicos, responsável por embasar tecnicamente os decretos presidenciais, foi liberada após as 22h51.

No entanto, o indulto foi publicado no Diário Oficial da União por volta das 18h do dia 21 de abril, um dia depois que o parlamentar foi condenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a oito anos e nove meses de prisão após ataques à democracia.

Mesmo não se opondo ao indulto, o parecer da Subchefia fez ressalvas. "Diante de todo o exposto, ressalvados os aspectos atinentes à conveniência e à oportunidade presidencial, opina-se pela possibilidade jurídica de prosseguimento da proposta de indulto individual", diz o documento.

COMENTÁRIOS dos leitores