Eleições: Convenções partidárias iniciam nesta quarta

Os partidos terão até 5 de agosto para definir o nome dos candidatos

ter, 19/07/2022 - 15:33
Divulgação/ TRE As convenções confirmarão os nomes dos candidatos de cada partido nessas eleições Divulgação/ TRE

De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), as convenções partidárias que confirmarão os nomes dos candidatos de cada partido nessas eleições, iniciarão nesta quarta-feira (20), e se estenderão até dia 5 de agosto. Segundo a lei, após a escolha dos candidatos, os partidos têm até 15 de agosto para fazer o registro na Justiça Eleitoral.

Neste ano, os partidos irão definir o candidato para os cargos de a presidente e vice-presidente da República, governador e vice-governador, senador, deputado federal, deputado estadual e distrital, no caso de Brasília. 

As convenções partidárias são atividades internas dos partidos políticos, ou seja, não servem como ato aberto de campanha. Já a decisão pode ser feita por aclamação, ou votação, com os filiados, em formato presencial, híbrido ou virtual. Porém se o partido não fizer a convenção, fica sem candidatos. 

Coligações 

Também é possível que partidos formem coligações para apoiarem um candidato. Desde as eleições municipais de 2020, só é possível formar coligações entre partidos em torno de candidaturas majoritárias (Presidente, governador/ar, senador/ar) , não sendo mais permitido formalizar alianças eleitorais para candidaturas proporcionais (vereadoras/es e deputadas/os).

Campanha eleitoral

Após as convenções partidárias, a campanha eleitoral começa a valer no dia 16 de agosto, a partir dessa data os candidatos poderão pedir votos.

COMENTÁRIOS dos leitores