Dinheiro vivo: Justiça censura matéria sobre clã Bolsonaro

Desembargador que apreciou pedido da defesa de Flávio Bolsonaro argumentou que textos se basearam em uma investigação anulada pelo STJ

por Vitória Silva sex, 23/09/2022 - 14:24
Reprodução/Twitter Os homens da família Bolsonaro: na ordem, Flávio, Carlos, Jair, Eduardo e Renan Reprodução/Twitter

O Tribunal de Justiça do Distrito Federal (TJDF) determinou, nessa quinta-feira (22), a retirada do ar de matérias jornalísticas que abordam as compras de imóveis feitas pela família Bolsonaro em dinheiro vivo. Na listagem, o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) foi o que fez mais compras milionárias com dinheiro em espécie. A decisão do desembargador Demetrius Gomes Cavalcanti atendeu a um pedido da defesa de Flávio. 

De acordo com o desembargador, as reportagens publicadas pelo UOL se basearam em uma investigação anulada pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ) e, por isso, devem sair do ar. 

"Tais matérias foram veiculadas quando já se tinha conhecimento da anulação da investigação, em 30/08/2022 e 09/09/2022, o que reflete tenham os Requeridos excedido o direito de livre informar. A uma, porque obtiveram algumas informações sigilosas contidas em investigação sigilosa anulada e, a duas, porque vincularam fatos (compra de imóveis com dinheiro em espécie), cuja divulgação lhes é legítima, a suposições (o dinheiro teria proveniência ilícita) não submetidas ao crivo do Poder Judiciário, ao menos, até o momento", escreveu Cavalcanti, que determinou a imediata retirada do ar das reportagens sobre o tema, até o julgamento do caso. 

A liminar do desembargador está em segredo de justiça e revoga a decisão anterior da 4ª Vara Criminal de Brasília.    

LeiaJá também 

- - > ‘Clã Bolsonaro comprou 51 imóveis em dinheiro, diz site’ 

- - ‘Flávio usou R$ 3 mi em espécie para despesas, diz site’ 

 

COMENTÁRIOS dos leitores