Das 224 candidaturas aos governos, apenas 38 são mulheres

Números representam apenas 17% das candidaturas deste ano

por Alice Albuquerque sab, 24/09/2022 - 16:53
Divulgação Marília Arraes (SD) e Raquel Lyra (PSDB), as candidatas que estão entre os cinco mais pontuados em Pernambuco Divulgação

Das 224 candidaturas aos governos estaduais colocadas no Brasil, de acordo com os dados do Tribunal Superior Eleitoral, 38 são de mulheres, o que representa apenas 17% das candidaturas. Para se ter noção, em 2018, das 202 candidaturas colocadas, 30 eram femininas, o que representava menos de 15%. 

Ao todo na disputa aos governos, após a definição de uma cota de 30% do fundo eleitoral para candidaturas femininas, as mulheres estão presentes em 52% das chapas, sendo a maioria ocupando o cargo de candidata a vice. 

Em Pernambuco, 11 candidaturas estão colocadas, mas quem lidera as pesquisas ao governo é uma mulher, Marília Arraes (Solidariedade), com 33%, seguida por Raquel Lyra (PSDB), única chapa que tem uma outra mulher como vice, Priscila Krause (DEM), que aparece com empate técnico com quatro, dos cinco candidatos colocados, com 11%, e  Claudia Ribeiro (PSTU), que pontua 1%. O resultado é da pesquisa do Ipec divulgada na quarta-feira (21).

O cenário de subrepresentação das mulheres nas candidaturas ainda é nítido, tendo em vista que elas representam 53% do eleitorado, o que corresponde a 86 milhões de votantes, além de 46% dos filiados a partidos políticos. 

No entanto, houve avanço do número de candidaturas a vice, que inciou em 2018 por conta da nova regra do Fundo Eleitoral, de R$4,9 bilhões nas eleições de 2022, que são definidos pelos partidos e podem destinar verba para candidaturas majoritárias lideradas por homens que têm mulheres como vice. 

Das mulheres colocadas aos governos neste ano, além de Marília Arraes, mencionada anteriormente, Fátima Bezerra (PT), candidata à reeleição no Rio Grande do Norte, também é a favorita do Estado, no Nordeste. 

COMENTÁRIOS dos leitores