Líderes do UB desautorizam Bivar e frisam apoio a Raquel

Em nota, lideranças do União Brasil em Pernambuco desautorizam Luciano Bivar a apoiar candidatura de Marília Arraes. A decisão é encabeçada por Miguel Coelho

sex, 07/10/2022 - 18:05
Flickr/União Brasil Luciano Bivar Flickr/União Brasil

Após o presidente nacional do União Brasil, Luciano Bivar afirmar em um programa de rádio que o partido em Pernambuco apoiaria a candidatura de Marília Arraes (Solidariedade) ao governo de Pernambuco no segundo turno, lideranças do partido no Estado emitiram nota em que negam esse apoio e reafirmam o apoia a postulação de Raquel Lyra (PSDB). 

Durante o programa “Passando a Limpo” ele disse que a candidata tucana se uniu a forças “retrógradas, conservadoras e oportunistas”. "Vamos apoiar a deputada federal Marília Arraes”, disse. Bivar ainda afirmou que decisão teria sido tomada após reunião da direção nacional do seu partido com diretórios estaduais, ontem (6). "O diretório de Pernambuco tomou essa decisão. Não invalida que alguns filiados não estejam. A opinião oficial da direção do Estado é que estamos com Marília Arraes", assegurou.

Contudo, nesta sexta (7), a nota oficial assinada lideranças do UB, que é encabeçada pelo ex-candidato ao governo de Pernambuco, Miguel Coelho, assevera que a decisão de Bivar “é individual, não representa a posição majoritária do União Brasil em Pernambuco”. O grupo ainda negou que essa reunião citada pelo presidente do partido tenha ocorrido. 

Confira a nota na íntegra:

Em nota, lideranças do União Brasil em Pernambuco desautorizam Luciano Bivar e reafirmam apoio a Raquel Lyra 

 1. O apoio à candidatura de Marília Arraes anunciado pelo presidente nacional do União Brasil, Luciano Bivar, é individual, não representa a posição majoritária do União Brasil em Pernambuco e não obedeceu ao que prega o estatuto do partido que exige aprovação de maioria de 60% do diretório;

2. A reunião do diretório estadual citada por Bivar não ocorreu. Sequer houve convocação para debate partidário sobre o assunto. Portanto, a referida reunião é fantasma, não tem validade, nem representatividade; 

3. A posição majoritária do União Brasil em Pernambuco é de apoio à candidatura de Raquel Lyra, conforme já anunciado pelo ex-candidato a governador Miguel Coelho, o deputado federal, Fernando Filho, o ex-ministro e deputado federal eleito, Mendonça Filho, os deputados estaduais Antônio Coelho, Alessandra Vieira, Romero Sales, Romero Albuquerque, o deputado estadual eleito, Cléber Chaparral, e os prefeitos que subscrevem esta nota. 

4. Entendemos que compactuar com o atraso é apoiar a candidatura de Marília Arraes, que é linha auxiliar do PSB e representa o legado desastroso de Paulo Câmara;

5. O povo de Pernambuco já tirou o PSB do poder, no primeiro turno. Um momento histórico que mostra o desejo de mudança. Neste segundo turno, caminhamos juntos com o desejo de mudança da maioria dos pernambucanos. Raquel Lyra representa essa mudança. É uma mulher séria, qualificada e boa gestora; 6. Diante do exposto, repudiamos a atitude autoritária de Luciano Bivar, de tentar transformar em coletiva uma decisão individual, que atende aos seus interesses pessoais. Assim como, as ofensas descabidas à Raquel Lyra, sem respeitar sequer o momento difícil e de luto vivido pela candidata.   

Miguel Coelho Candidato a governador e ex-prefeito de Petrolina 

Deputado federal Fernando Filho

  Deputado federal eleito e ex-ministro Mendonça Filho 

Deputados estaduais Romero Albuquerque Romero Sales Filho Alessandra Vieira Antonio Coelho 

Deputado estadual eleito Cléber Chaparral  Prefeitos Simão Durando (Petrolina) Zé Maria (Cupira) Lucielle Laurentino (Bezerros) Gilvandro Estrela (Belo Jardim) Helbinha (Trindade) Juliana de Chaparral (Casinhas) Biu Abreu (Orobó).

COMENTÁRIOS dos leitores