PE: deputados tomam posse na Alepe sob bênção de Raquel

A maioria dos empossados são reeleitos, 24, e 22 assumem o primeiro mandato, além de outros três ex-deputados que foram eleitos novamente

por Alice Albuquerque qua, 01/02/2023 - 16:38
Júlio Gomes/LeiaJáImagens Deputados estaduais no plenário da Alepe para posse Júlio Gomes/LeiaJáImagens

 Os 49 deputados estaduais eleitos por Pernambuco tomaram posse da cadeira nesta quarta-feira (1º), às 15h em solenidade no plenário da Assembleia Legislativa de Pernambuco, para a 20ª legislatura, de 2023 a 2027. A maioria dos empossados são reeleitos, 24, e 22 assumem o primeiro mandato, além de outros três ex-deputados que foram eleitos novamente.

O deputado estadual Aglailson Victor (PSB), que presidiu o início da solenidade, fez o juramento em nome dos demais parlamentares empossados. A governadora de Pernambuco Raquel Lyra (PSDB) participou da solenidade da nova formulação da Casa de Joaquim Nabuco, que governarão ao seu lado e ao lado da vice-governadora Priscila Krause (Cidadania).

A governadora disse estar com expectativa positiva sobre a nova composição da Assembleia que foi empossada, assim como os deputados federais por Pernambuco e a senadora Teresa Leitão (PT), que também tomaram posse nesta quarta. 

Com relação à construção da bancada da oposição na Casa, a tucana garantiu que haverá consenso na agenda. “Tenho certeza de que vamos construir o consenso em torno da agenda, que é importante. Pernambuco combater a criminalidade, geração de oportunidade, superação da pobreza, são temas que tocam a vida e o coração de cada um e cada uma que está aqui sendo representado. A gente vai trabalhar incansavelmente. Ninguém faz nada sozinho para superar esses desafios. A gente vai precisar do apoio da Assembleia Legislativa. Eu tenho certeza que a maioria, sim, estará junto com a gente para trabalharmos juntos”, disse Raquel. 

Lyra anunciou, ainda, que terá uma reunião com todos os 49 deputados e deputadas na sexta-feira (3), às 10h, para dar continuidade à agenda feita desde o ano passado, ainda na transição. “Vamos falar um pouco sobre o contexto em que o nosso Estado se encontra e os desafios para a frente. Pedir apoio dos deputados para que as pautas conjuntas possam ser feitas em construção coletiva. Os recursos são escassos. A gente vai precisar fazer mais com menos, determinar escolhas para que possamos ver o desenvolvimento regional e inclusão da população numa nova agenda de desenvolvimento em Pernambuco”.

COMENTÁRIOS dos leitores