Maria Marighella é nomeada presidente da Funarte

Neta de uma das grandes lideranças da luta armada contra a ditadura militar, Carlos Marighella, é atriz e produtora cultural

ter, 07/02/2023 - 13:22
Amanda Tropicana/Divulgação Maria Marighella, nova presidente da Funarte Amanda Tropicana/Divulgação

Nesta terça-feira (7), a atriz e produtora cultural Maria Marighella (PT) foi oficialmente nomeada presidente da Fundação Nacional de Artes (Funarte). Vereadora de Salvador, a artista é neta do líder comunista Carlos Marighella, fundador da Ação Libertadora Nacional (ANL), organização armada articulada para combater a ditadura militar.

Maria foi indicada ao cargo pela ministra da Cultura, Margareth Menezes. Em suas redes sociais, a nova gestora prometeu retomar a construção e implantação da Política Nacional de Artes, bem como refundar a Fundação Nacional de Artes, que completará 50 anos em 2025.

Embed:

"Um misto de emoções me toma ao retornar a este espaço onde estive entre 2015 e 2016, quando tivemos os trabalhos interrompidos pelo golpe contra a presidenta Dilma Rousseff. Agradeço com carinho a Eulícia Esteves, servidora de carreira, que esteve como presidenta interina à frente da instituição até a publicação dessa nomeação. Frente ao ataque dos últimos anos, construiremos políticas robustas para as artes. Viva a cultura e a arte do Brasil", agradeceu Maria. 

 

COMENTÁRIOS dos leitores