Lula garante lei de igualdade salarial

O presidente declarou que a sei será apresentada no Dia da Mulher

por Rachel Andrade ter, 28/02/2023 - 19:07
Antonio Cruz/Agência Brasil Lula discursou no Palácio da Alvorara nesta terça-feira (28) Antonio Cruz/Agência Brasil

O presidente Lula (PT) afirmou, nesta terça-feira (28), que apresentará no Dia Internacional da Mulher, dia 8 de março, a lei que decreta a igualdade salarial entre homens e mulheres exercendo a mesma função. A promessa da normativa vem ainda da campanha presidencial, e foi o que motivou a entrada da atual ministra do Planejamento, Simone Tebet, na ala de apoio ao então candidato.

O presidente foi enfático em suas palavras, deixando nítida a proposta da lei que será apresentada. “Toda hora que você vai procurar essa lei, parece que existe, mas tem tantas nuances que tudo é feito para a mulher não ter o direito. Ou seja, então é preciso fazer uma lei que diga que a mulher deve ganhar o mesmo salário do homem se exercer a mesma função. E pronto, não tem vírgula”, afirmou.

Ele complementou sua fala mencionando Ministério do Trabalho e Emprego e o ministro da Pasta, Luiz Marinho. “E é obrigado: se não pagar, vai ter que ter alguém para fiscalizar”, disse.

O presidente Lula discursou no Palácio da Alvorada, em Brasília, durante a reinauguração do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea). O órgão foi desativado em 2019, no início da gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro.

COMENTÁRIOS dos leitores