Metade dos brasileiros querem Bolsonaro inelegível

O ex-presidente pode ficar impedido de se eleger por oito anos

ter, 04/04/2023 - 09:26
Marcelo Camargo/ Agência Brasil Bolsonaro tentou enfraquecer o sistema eletrônico de votação em diversas oportunidades Marcelo Camargo/ Agência Brasil

O resultado de pesquisa feita pelo Instituto Datafolha apontou que 51% dos brasileiros querem que Jair Bolsonaro seja condenado por crime eleitoral e se torne inelegível. O ex-presidente é acusado por convocar embaixadores em julho do ano passado para colocar a credibilidade das urnas em dúvida. Ele não apresentou nenhuma prova. 

Bolsonaro pode ficar impedido de se eleger caso seja condenado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Pelo menos 16 Ações de Investigação Judicial Eleitoral (Aijes) são analisadas e também apontam o crime de abuso de poder indevido.  

O prazo para a coleta das provas encerrou em 31 de março e as manifestações da acusação, da defesa e do Ministério Público Eleitoral (MPE) estão previstas até o próximo dia 12. O tema pode ser votado no plenário já no dia 13 de abril ou ser levado para a semana seguinte. 

Do outro lado, 45% é contra a punição e outros 4% não souberam avaliar. De acordo com o Datafolha, 2.028 pessoas foram ouvidas entre os dias 29 e 30 de março. O estudo tem margem de erro de dois pontos percentuais, para mais ou menos.

COMENTÁRIOS dos leitores