Brasil e Portugal firmam parceria na área espacial

Os dois países assinam acordo de cooperação na área espacial

por Guilherme Gusmão seg, 24/04/2023 - 20:26
Ricardo Stuckert/ Cláudio Kbene/Governo Federal A ministra Luciana Santos e a ministra de Portugal Elvira Fortunato Ricardo Stuckert/ Cláudio Kbene/Governo Federal

Em comitiva presidencial brasileira em Portugal, a ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação do Brasil, Luciana Santos (PCdoB-PE), assinou junto a ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do país europeu, Elvira Fortunato, o memorando de entendimento para cooperação de uso pacífico do espaço, ciências espaciais, tecnologias e aplicações.

O acordo, que prevê a cooperação entre o Centro de Lançamento de Alcântara, localizado no estado do Maranhão, e o Porto Espacial de Santa Maria, na região portuguesa de Açores, foi assinado no último sábado (22).

Na reunião entre os dois países, as ministras destacaram a união entre Brasil e Portugal nas áreas da ciência e tecnologia e anunciaram o comprometimento em fortalecer a cooperação também em popularização da ciência através da implementação do memorando de entendimento que prevê o lançamento de uma Rede de Cooperação para a Promoção da Cultura Científica e Tecnológica.

Segundo a ministra da gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), a nova Secretaria de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social terá grande importância no avanço da colaboração com museus, escolas, centros de ciências e instituições científicas.

“A ciência precisa chegar à população. Por isso, precisamos reforçar nossas ações de popularização da ciência, para que as pessoas compreendam para que serve a ciência e para que não tenhamos mais negacionismo em nosso país”, disse Santos.

Nas redes sociais, Luciana Santos falou sobre o encontro entre os dois países e sobre o papel do Ministério que comanda. “Mais um instrumento importante que fortalece o trabalho conjunto e a inteligência nacional. A Ciência voltou e está novamente a serviço do povo brasileiro e da soberania do nosso país”, escreveu a ministra da gestão Lula.

COMENTÁRIOS dos leitores