Senadores visitam PE para discutir futuro da Hemobrás

A visita dos parlamentares ocorre em um momento em que, no Congresso Nacional, está tramitando a Proposta de Emenda à Constituição nº 10, que autoriza a comercialização de plasma, componente do sangue

por Guilherme Gusmão seg, 24/04/2023 - 16:15
Ângelo RigonFlickr Hemobrás Ângelo RigonFlickr

Nesta segunda-feira (24), a Comissão de Assuntos Sociais (CAS) do Senado realizou uma visita às instalações da Empresa Brasileira de Hemoderivados e Biotecnologia (Hemobrás), que fica localizada em Goiana, Zona da Mata de Pernambuco. O objetivo do encontro foi discutir o futuro da estatal e a questão do sangue no país.

A Hemobrás é uma empresa amplia o acesso da população à saúde, por meio da produção nacional, com qualidade internacional, de medicamentos derivados do plasma e também obtidos por meio de engenharia genética.

Através das redes sociais, o senador Humberto Costa (PT-PE), que preside a Comissão de Assuntos Sociais, falou sobre a importância da empresa sediada no Estado. "Estamos na Hemobrás e vamos avaliar o andamento das etapas de implementação do parque industrial", escreveu.

A agenda dos parlamentares ocorre em paralelo à tramitação, no Congresso Nacional, da Proposta de Emenda à Constituição nº10, que quer autorizar a comercialização de plasma, componente do sangue, no Brasil. A senadora pelo Rio Grande do Norte, Zenaide Maia (PSD-RN), membro da CAS e que também participou da visita, destacou seu repúdio à PEC.

O Governo Federal tem previsão de que no segundo semestre de 2023, uma nova fase seja inaugurada. Ainda na tarde desta segunda-feira, o grupo realiza uma audiência pública na Câmara de Vereadores do Recife sobre o assunto. Os parlamentares,  representantes da sociedade civil, do Ministério da Saúde e lideranças locais vão debater a importância da estatal para o Sistema Único de Saúde (SUS) e para Pernambuco.

COMENTÁRIOS dos leitores