Obra de Cristo crucificado de Lula volta para o gabinete

A escultura foi alvo de investigação na Operação Lava Jato

por Rachel Andrade seg, 24/07/2023 - 18:36
Ricardo Stuckert/PR Lula ao lado do Cristo crucificado Ricardo Stuckert/PR

O presidente Lula (PT) apareceu em fotos, nesta segunda-feira (24), ao lado da escultura em madeira do Cristo crucificado, que foi recolocado no seu gabinete ainda em janeiro. A obra foi comprada de Dom Mauro Morelli, então bispo de Duque de Caxias, pelo diretor da Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração (CBMM), José Alberto de Camargo, que presenteou o petista na época do seu primeiro mandato presidencial.

Em 2016, durante uma operação da força-tarefa Lava Jato, a peça chegou a ser alvo de investigações, quando o então procurador Deltan Dallagnol alegou que Lula a teria roubado do acervo da União, acreditando na informação falsa que ela foi esculpida por Aleijadinho.

Nas redes sociais, o presidente compartilhou a emoção de encontrar o Cristo de volta no seu gabinete. “Me emocionei hoje com o retorno da escultura de Cristo, que me acompanhou nos meus dois primeiros mandatos, para o gabinete presidencial”, disse em publicação no Instagram.

A peça também aparece nas fotos de registro da visita da embaixadora dos Estados Unidos no Brasil, Elizabeth Frawley Bagley, e do administrador da Nasa, o ex-senador Bill Nelson.

 

COMENTÁRIOS dos leitores