Raquel Lyra lança programa Juntos pela Segurança

Durante o lançamento, a governadora também assinou a abertura de mais de 3800 vagas para concurso público

por Rachel Andrade seg, 31/07/2023 - 17:32
Rachel Andrade/LeiaJá/Arquivo Raquel Lyra, governadora de Pernambuco Rachel Andrade/LeiaJá/Arquivo

A governadora Raquel Lyra (PSDB) apresentou nesta segunda-feira (31) o lançamento do programa Juntos pela Segurança, plano de segurança pública que substitui o extinto Pacto Pela Vida. A gestora também assinou a autorização da abertura de concursos públicos, com 3805 vagas para a Polícia Civil, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco. 

O projeto conta com seis eixos: Prevenção à violência; Cidades seguras e articulação com os municípios; Polícia e defesa social; Articulação com o sistema de justiça; Administração prisional; e Ressocialização. 

O evento de lançamento, realizado em cerimônia no Centro de Convenções de Olinda, na Região Metropolitana do Recife (RMR), contou com a presença de órgãos de segurança, como a Secretaria de Defesa Social e Polícia Civil, além de figuras políticas, como os desembargadores André Guimarães, presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), e Mauro Alencar, coordenador criminal do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), além do deputado Federal Coronel Meira (PL-PE) e do deputado estadual Álvaro Porto, presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe). 

O programa lançado nesta segunda-feira será construído em outras três etapas: escuta popular, com prazo para finalizar até 1 de setembro; realização de oficinas, até o dia 8 do mesmo mês; e a apresentação oficial do plano, previsto para ser entregue até 28 de setembro. 

Novo 190 

Segundo a delegada Carla Patrícia Cintra Barros da Cunha, secretária de Defesa Social, o sistema de atendimento e registro de ocorrências por ligação telefônica, o 190, teve a última licença adquirida em 2009. A secretária afirma que até o final do ano, será disponibilizado para a população um “novo 190”, com a promessa de redução do tempo de atendimentos de ocorrências. 

Durante sua fala, Cunha listou dados levantados pela secretaria nos últimos sete meses, desde quando tomou posse, em janeiro deste ano. 

Assinaturas na cerimônia 

Além da assinatura da abertura oficial do programa Juntos Pela Segurança, a governadora também assinou a nomeação de 338 novos policiais penais e a autorização para abertura de concursos públicos para a Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco. A gestora estadual ainda declarou a criação da Secretaria do Sistema Penitenciário de Pernambuco.

Ao todo, 3.805 vagas serão abertas em editais, com previsão de lançamento pelos próximos três meses. Confira os números de vagas para cada cargo: 

Polícia Militar de Pernambuco: 2700 vagas 

2400 praças  

300 oficiais  

Corpo de Bombeiros Militares de Pernambuco: 660 vagas 

600 praças  

60 cargos para oficial 

Polícia Civil de Pernambuco: 545 vagas 

45 cargos de delegados  

250 Agentes 

150 escrivães  

 

COMENTÁRIOS dos leitores