Caso das joias: Bolsonaro e Michelle vão ficar em silêncio

Os dois estão na sede da Polícia Federal, em Brasília, e de acordo com os advogados de defesa não vão falar durante os questionamentos feitos

qui, 31/08/2023 - 12:09
Marcos Corrêa/PR A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro e o ex-presidente Jair Bolsonaro Marcos Corrêa/PR

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) compareceu à sede da Polícia Federal (PF), em Brasília, nesta quinta-feira (31) para prestar depoimento no caso das joias. Além dele, a primeira-dama Michelle Bolsonaro e outras seis pessoas, entre elas, o tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens da Presidência. 

Os depoimentos foram marcados de forma simultânea, uma estratégia utilizada pela PF para evitar a chance de uma combinação de versões entre os investigados. Contudo, segundo a defesa do casal, eles não vão falar diante dos questionamentos da PF. A informação foi divulgada pela GloboNews.

“Assim, considerando o respeito às garantias processuais, a observância ao princípio do juiz natural, colorário imediato do devido processo legal, os peticionários optam, a partir deste momento, por não prestar depoimento ou fornecer declarações adicionais até que estejam diante de um juiz natural competente", dizem os advogados Paulo Amador Bueno e Daniel Tesser, que defendem Jair Bolsonaro e Michelle.

Venda ilegal das joias

A Polícia Federal intimou Bolsonaro e seus aliados de primeira hora para depor sobre os principais achados da Operação Lucas 12:2, que colocou o ex-chefe do Executivo no centro de uma investigação sobre supostos crimes de peculato e lavagem de dinheiro.

Também foram convocados a prestar depoimento o general Mauro César Lourena Cid, pai de Mauro Cid; Fábio Wajngarten, advogado de Bolsonaro e ex-chefe da Secretária de Comunicação da Presidência; Frederick Wassef, advogado de Bolsonaro; Marcelo Câmara e Osmar Crivellati, assessores do ex-presidente.

Além de Michelle e Bolsonaro, Fábio Wajngarten e Marcelo Câmara também optaram por ficar em silêncio.

*Com a redação do LeiaJá

COMENTÁRIOS dos leitores