Dino aciona a PF contra fake news sobre Lula e o RS

Em um vídeo que circulou nas redes sociais, uma mulher diz ter ido até a cidade ajudar nas ações, mas os alimentos não estavam sendo liberados porque precisava “aguardar o presidente Lula”

seg, 11/09/2023 - 12:27
Ricardo Stuckert/PR O ministro da Justiça, Flávio Dino Ricardo Stuckert/PR

O ministro da Justiça, Flávio Dino, afirmou, nesta segunda-feira (11), que a Polícia Federal vai investigar a divulgação de uma fake news apontando que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) teria travado a doação de donativos em Lajedo, cidade atingida pelo ciclone no Rio Grande do Sul.

Em um vídeo que circulou nas redes sociais, uma mulher diz ter ido até a cidade ajudar nas ações, mas os alimentos não estavam sendo liberados porque precisava “aguardar o presidente Lula”. A mulher diz também que Lula iria se promover nas redes sociais com as doações de alimentos. O vídeo chegou a ser compartilhado por bolsonaristas.

No X, antigo Twitter, Flávio Dino reforça o fato de que a propagação de notícia falsa é crime.

“Reitero que fake news é crime, não é “piada” ou instrumento legítimo de luta política. Esse crime é ainda mais grave quando se refere a uma crise humanitária, pois pode gerar pânico e aumentar o sofrimento das famílias. A Polícia Federal já tem conhecimento dos fatos e adotará as providências previstas em lei”, informa o ministro.

Embed:

 

COMENTÁRIOS dos leitores