Liquidação mostra que tablets custam muito caro

Depois de cortar o preço do TouchPad para 99 dólares, a HP vendeu 350 mil unidades neste fim de semana

idgnowpor Nowdigital ter, 23/08/2011 - 10:00
Divulgação Venda-relâmpago mostrou que há muito interesse do consumidor em tablets e que muitas oportunidades estão sendo perdidas Divulgação

Sem dúvida que a queima de estoque da HP pode ter prejudicado as vendas de fabricantes menores de tablets e acabar ajudando ainda mais a posição da Apple no mercado. Todavia, mesmo essas empresas menores – incluindo a HP – têm se prejudicado com uma estrutura de preços que não é atraente para a maioria dos consumidores.

Depois de cortar o preço do TouchPad para 99 dólares, no modelo de 16GB, e 149 dólares (32GB), a HP vendeu 350 mil unidades neste fim de semana, algo só comparável ao mesmo período do lançamento do iPad. Após isso, o dispositivo da Hewlett Packard será descontinuado. Mesmo assim, é um sinal de que muitos consumidores podem esquecer o tablet da Apple se o preço for justo.

Eis o problema com o sistema atual: muitos tablets novos custam algo em torno de 500 dólares, próximo do valor do iPad. A maioria dos consumidores, se tivesse que decidir como gastar 500 dólares em um tablet, compraria um iPad. Se os outros fabricantes desejam se tornar competitivos em relação a Apple, que possui o “dispositivo padrão” do mercado, eles precisam dar ao consumidor uma razão para optar pelo seu produto, em vez daquele oferecido pela empresa de Cupertino.

Isso não tem sido feito até agora. A HP, ao oferecer seu tablet descontinuado por um quinto do preço cobrado pela Apple, parece ter atingido muitos consumidores mais econômicos e que buscam ofertas. Claro, todos gostam de um pechincha e, obviamente, o corte de preços da empresa é uma situação única que os outros fabricantes provavelmente não querem repetir, porém o processo de design dos tablets deve se repensado para algo que vá além do que simplesmente dizer “vamos fazer algo parecido com o iPad, que custe a mesma coisa que o iPad”.

Se não isso, essa venda-relâmpago mostrou que há muito interesse do consumidor em tablets e que muitas oportunidades estão sendo perdidas pelas fabricantes. Existem opções desse tipo de dispositivo abaixo de 300 dólares, no entanto grande parte desses aparelhos está longe de ser conhecida.

COMENTÁRIOS dos leitores