HP demite Apotheker e Meg Whitman é nova CEO

Whitman é ex-CEO do eBay e já foi candidata ao governo da Califórnia

computerworldpor Nowdigital qui, 22/09/2011 - 17:35
Flickr (cc) Megwhitman2010 Meg Whitman, então candidata ao governo da Califórnia, em 2010 Flickr (cc) Megwhitman2010

A Hewlett-Packard, mais conhecida como HP, anuncia que o CEO Léo Apotheker foi afastado de seu cargo nesta quinta-feira (22) e será substituído Meg Whitman, menos de um ano depois que ele assumiu o cargo. Ela já foi CEO do eBay e candidata ao governo do Estado da Califórnia (EUA), no pleito de 2010.

Fortes rumores nos últimos dias anteviam que o conselho da HP estava prestes a afastar Apotheker. Segundo analistas, Apotheker chegou ao cargo em um momento de turbulência na empresa, após a saída do CEO, Mark Hurd, após a investigação de um escândalo envolvendo sua relação com uma funcionária de parceira da HP, conhecida como Jodie Fisher, e relatórios falsificados de gastos. Hurd acabou conseguindo um lugar como co-presidente na rival Oracle.

Em nota, Meg disse se sentir horanda e anima em liderar a HP. "Acredito que a HP importa, é importante para o Vale do Silício, na Califórnia, para o país e para o mundo", afirmou. "Meg Whitman tem as habilidades operacionais e de comunicação certas", disse Ray Lane, chairman da companhia.

Essa é a terceira troca de comando da companhia em pouco mais de um ano. Cathie Lesjak, então executiva-chefe de Finanças durante o escândalo, assumiu interinamente o cargo de presidente da empresa, após a saída de Hurd, em agosto do ano passado. Com a posse de Meg, a HP coloca na sua história o segundo comando efetivo feminino. O primeiro aconteceu entre 1999 e 2005, com Carly Fiorina.

COMENTÁRIOS dos leitores