4chan sai dor ar após ataque de DDoS

Site participava de protesto contra projeto de "censura" do governo do EUA

qua, 16/11/2011 - 20:14
4chan/Reprodução Página inicial com imagem de protesto contra censura confundiu internautas 4chan/Reprodução

Quem tentar acessar o 4chan, o maior fórum de imagens dos Estados Unidos e um dos mais populares do mundo, provavelmente não conseguirá visualizar as páginas. O site passa uma instabilidade desde a última segunda-feira, provocada por um ataque de DDoS.

“O site caiu por causa de um grande ataque de DDoS. Nós esperamos colocá-lo de volta em breve”, disse Christopher Poole, fundador do site e uma das pessoas mais influentes do mundo, segundo a revista Times. 

O 4chan tem ganhado muito destaque, nos últimos anos, principalmente por ser um conhecido espaço de comunicação e ativismo do grupo hacker Anonymous. O site permite e encoraja a interação anônima entre seus usuários, os chamados Anonymous (Ou Anons) — é daí que vem o nome do grupo. Normalmente, recebe mais de 1,6 milhão de visitas por dia e 39 milhões de pageviews, segundo WolframAlpha’s.

Antes de sair do ar, o 4chan participava de uma mega campanha contra um projeto de lei em tramita no Senado dos Estados Unidos, o SOPA (HR 3261 — Stop Online Policy Act), que pode dar o poder a uma agência de regulamentação da Internet capaz de tirar do ar sites de infrinjam diversas leis, como distribuição ilegal de pornografia e música pirateada. O projeto é encarado por muitos usuários como o começo de uma caçada contra a liberdade online. 

Ainda não se sabe se o ataque contra o site tem relação com a campanha, o que gerou especulação de vários usuários em redes sociais, como Twitter e Facebook.

COMENTÁRIOS dos leitores