Nova logo da HP será minimalista

Consultoria britânica também elaborou plano de marca para os próximos 10 anos

ter, 13/12/2011 - 11:53
Moving Brands/Divulgação Quatro barras inclinadas a 13º. E só. Moving Brands/Divulgação

A britânica Moving Brands anunciou, nesta terça-feira (13), reformulação da marca da Hewlett-Packard, mais conhecida como HP, e a criação de uma nova identidade visual para a gigante de tecnologia. As duas empresas trabalham juntas desde 2008 no desenvolvimento do design e da estratégia de marca.

De acordo com Mat Heinl, chefe de criação da Moving Brands, a HP queria ser transformada na "marca mais poderosa do mundo" e encomendou um plano de marca de 10 anos e uma nova logo que atingisse "primeiro o visual e depois o multi-sensorial".

A estratégia foi toda baseada na ideia de que a companhia parecesse "inclinada para um futuro com inovação" — literalmente — e com o progresso humano (em Inglês, "Human Progress", que formam as mesmas iniciais da empresa). A nova logo, então, foi redesenhada com uma inclinação de 13º, o mesmo ângulo do desenho original dos fundadores Bill Hewlett e Dave Packard, que ainda pode ser encontrada na fachada do prédio da HP Labs, na cidade de Palo Alto (Califórnia). O design foi construído para ser mais limpo, "leve" e fácil de memorizar, resultando em uma arte minimalista onde quatro barras inclinadas formam as letras "hp" — na exata proporção da marca original, criada em 1948.