Steve Jobs recebe Grammy póstumo

Homenagem será pela criação de tecnologias que revolucionaram a forma de consumir música

idgnowpor Belenos Govannon qui, 22/12/2011 - 13:42
Flickr (cc) acaben Steve Jobs durante o lançamento do iPhone e iPod Touch, em 2007 Flickr (cc) acaben

A Academia Nacional de Artes e Ciências dos Estados Unidos vai homenagear o executivo Steve Jobs, cofundador da Apple, com um Grammy póstumo "Special Merit Awards" (Prêmio Mérito Especial, em inglês), na categoria Trustees Award (Curadores). O anúncio foi feito no final da noite desta quarta-feira (21).

O Grammy é o prêmio máximo da indústria musical internacional, concedido anualmente pela Academy of Recording, em honra a conquistas na arte de gravação musical e ao suporte à comunidade da indústria musical. Jobs, que morreu no último dia 5 de outubro de 2011, vítima de um raro câncer de pâncreas, será homenageado por sua carreira de longa data na inovação, ajudando a "criar produtos e tecnologia para transformar a nossa forma de consumir música, TV, filmes e livros", segundo comunicado.

Uma cerimônia especial acontecerá no dia 11 de fevereiro de 2012 para todos os homenageados, um dia antes da cerimônia de gala para a entrega da 54ª edição do Grammy, no Staples Center, em Los Angeles, nos Estados Unidos.

Junto a Jobs, serão homenageados também o compositor Dave Bartholomew e o engenheiro de gravação Rudy Van Gelder. A academia ainda concederá o prêmio Lifetime Achievement para os artistas Allman Brothers, Glen Campbell, Diana Ross e o compositor, pianista e cantor brasileiro Antonio Carlos Jobim, autor do clássico da Bossa Nova "Garota de Ipanema", que ganhou o Grammy de Gravação no ano de 1965.

COMENTÁRIOS dos leitores