Zynga quer lançar plataforma independente de games

Usuários poderão jogar em seu próprio site, sem se desligar da rede social

idgnowpor Raquel Monteath dom, 04/03/2012 - 17:33
Reprodução Empresa é responsável por games de sucesso, como o FarmVille Reprodução

A Zynga irá lançar sua própria plataforma de games e pretende abrir para desenvolvedores terceirizados, de acordo com um anúncio feito pela companhia essa semana. O novo site deve chegar "ainda este mês" e será disponibilizado em 16 línguas, inclusive o português, conforme o comunicado da empresa.

A criadora de títulos como “FarmVille” e “Mafia Wars” terá seu próprio site, no qual os usuários poderão logar e jogar com seus amigos. Os títulos atualmente são acessados apenas no Facebook, Yahoo e outros poucos endereços, assim como em smartphones. Em uma grande mudança, a empresa irá permitir que outras pessoas desenvolvam títulos que rodem em sua plataforma, incluindo MobScience, Row Sham Bow e Sava TransMedia.

Isso não significa que a empresa está deixando o Facebook: a companhia afirmou que a plataforma será “totalmente integrada” à rede social, permitindo que os usuários comecem um jogo no site e continuem do ponto que o deixaram diretamente no Facebook, por exemplo. Todavia, a estratégia dará à Zynga mais independência em relação ao site de Mark Zuckerberg, local no qual os games ganharam notoriedade.

Diferentemente do que acontece no Facebook, o futuro site da Zynga permitirá que os gamers conversem com seus amigos e façam pedidos em relação aos games sem deixar a tela dos aplicativos. A Zynga mostrou planos para abrir seu próprio website (que possuía o codinome Projeto Z) pela primeira vez em outubro do ano passado. Todavia, a versão final do site levará o nome da companhia, zynga.com.

Os primeiros relatórios de lucros da Zynga como uma companhia pública em fevereiro mostraram como a empresa ainda é dependente da rede social. A receita anual foi afetada quando a empresa foi obrigada a migrar para os créditos do Facebook, por exemplo. Por outro lado, a desenvolvedora de games também faz muito pela rede social de Mark Zuckerberg. Em janeiro, quando o Facebook  fez a primeira investida para a oferta pública de ações (IPO), dados mostraram que cerca de 12% da receita do site depende exclusivamente da Zynga.

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