Carro que voa está perto de se tornar realidade
No teste realizado, o carro voador permaneceu oito minutos no ar
Uma empresa de Massachusetts, nos Estados Unidos, está a um passo de iniciar a oferta de um carro voador. A Terrafugia, companhia aeroespacial fundada por pilotos e engenheiros do Massachusetts Institute of Technology (MIT), tem trabalhado para tornar o Transition Street-Legal Airplane, como foi batizado o veículo, realidade.
Testes de um protótipo já foram realizados, afirma a companhia. A Terrafugia anunciou nesta segunda-feira (2/4) que o avião dirigível completou o seu primeiro voo no Aeroporto Internacional de Plattsburgh, em Nova York, no mês passado. No teste, o veículo chegou a uma altitude de 1,4 mil metros acima do solo e permaneceu oito minutos no ar.
"O primeiro voo bem-sucedido do protótipo marca uma mudança fundamental na produção inicial e na primeira entrega", afirmou Anna Dietrich Mracek, COO da Terrafugia, em comunicado. "A Terrafugia continuará seu programa de testes para preparar o veículo para a primeira entrega, que deverá ocorrer no próximo ano."
"Com este voo, a equipe demonstrou capacidade de realizar o que havia sido chamado de sonho impossível", assinalou o CEO e CTO da companhia, Carl Dietrich, em comunicado. "Estamos ansiosos para continuar a mostrar que os desafios de levar um avião para rua podem ser superados”, completou.
O veículo de dois lugares, que tem asas dobráveis e foi projetado para caber em uma garagem doméstica, se encaixa na categoria veículos leve e deverá decolar e pousar em aeroportos pequenos e poderá ser conduzido em qualquer estrada. O Transition tem um preço base de 279 mil dólares. A empresa informa que o condutor do veículo precisará de um certificado de piloto desportivo.