Banco no Japão aposta em biometria em caixas eletrônicos

Nova tecnologia dispensa o uso dos cartões magnéticos em terminais de auto-atendimento

por Naiane Nascimento sex, 13/04/2012 - 17:26
Joel Calderon/LeiaJá Imagens Tecnologia deverá funcionar na cidade de Nagoya a partir de setembro deste ano Joel Calderon/LeiaJá Imagens

Nesta semana, o banco japonês Ogaki Kyoritsu anunciou que, a partir de setembro deste ano, seus clientes não precisarão mais usar os cartões magnéticos para realizarem transferências, retiradas de dinheiro e demais operações. A tecnologia utilizada nos caixas eletrônicos será a biometria.

A leitura será realizada através de sensores existentes na máquina que farão a leitura da palma da mão de cada cliente e lhe dará o acesso à conta (tecnologia utilizada, aqui no Brasil, pelo Banco Bradesco).

Os terminais terão mais detalhes que farão a segurança ser ainda mais eficiente. Após o reconhecimento pela mão, o cliente deverá digitar dados como data de nascimento e uma senha de quatro dígitos para que a operação seja autorizada.

A iniciativa de mudar a tecnologia utilizada pelo banco se deu pelo fato de que muitas pessoas perderam seus cartões após a tragédia de 2011. Inicialmente, apenas a cidade de Nagoya receberá a tecnologia. O sistema também poderá oferecer dinheiro em situações de emergência, como a do ano passado.

COMENTÁRIOS dos leitores