Economize a bateria do seu smartphone

Confira dicas para aumentar a vida útil e economizar a bateria do seu gadget

por Carlos S Silvio ter, 01/05/2012 - 16:13
Flickr (cc) mujitra

Muitos usuários de equipamentos mais modernos reclamam do "pouco tempo" de duração da bateria de seu smartphone, e acham que precisam esperar que ela descarregue completamente para então dar uma carga total. Porém, as baterias atuais não possuem o "efeito memória" que atingia as baterias de íons de níquel, que eram usadas em celulares há algum tempo atrás.

Um estudo da Battery University comprova que “pequenas cargas parciais são melhores do que cargas completas, no sentido de preservar a vida útil das peças”. Outro fato importante é não deixar o carregador conectado após a carga ter sido concluída, pois isso também prejudica a bateria.

Segue mais algumas dicas sobre como economizar a bateria do seu gadget:

Ajuste o brilho de sua tela:  A tela é um dos itens que mais gastam carga da bateria. Uma opção para economizar nesse sentido é o ajuste automático de brilho de tela, presente tanto no Android como no iOS.

Desligamento automático de tela: Outra atitude envolvendo o display é o desligamento de tela, que pode ser reduzido por um tempo predefinido de ociosidade do aparelho.

Papeis de paredes dinâmicos: "Live Wallpapers", são papeis de parede animados do Android, uma função que pode ser muito bonita, porém desnecessária. Não escolhendo, você opta por um maior tempo de duração da bateria do seu telefone.

Conexões desligadas: Smartphones são úteis por possuírem diversas conexões que facilitam nossas vidas, Wi-FI, 3G e GPS são uma delas, porém, procure não deixar tudo ligado ao mesmo tempo e se preocupe em desligar as que não estiverem sendo utilizadas no momento.

Sincronizações e Atualizações: Todos os aplicativos que você instala no seu celular têm a função de notificar qualquer novidade relacionada a você e de sincronizar seus dados, exigindo recursos de hardware e, consequentemente, gastando mais energia. Desativar as notificações (geralmente nomeadas de “push”) e sincronizações automáticas nos menus de configuração do aplicativo são a melhor solução.

Aplicativos: É muito normal ao tomarmos contato com a infinidade de aplicativos disponíveis nas lojas de app da Apple e do Google, baixarmos programas que, depois de um tempo, não utilizamos. O melhor a fazer é desinstalar aplicativos de pouca ou nenhuma usabilidade que, além de poupar memória, ajuda na economia do consumo da bateria do seu celular.

Gerenciador de sistemas (Android): O sistema operacional do Google tem um gerenciador de aplicativos que facilita na hora de saber qual app está sendo utilizado pelo sistema e fechá-lo.

Pra você que não pode sequer saber mais sobre como anda o uso de sua bateria, o aplicativo Bateria calcula como você está usando a bateria do seu gadget Android e informa quanto tempo ainda resta de autonomia em sua bateria. Grátis no Google Play, funciona praticamente em qualquer dispositivo Android, desde a versão 1.5 (Cupcake).

COMENTÁRIOS dos leitores