Em julho, Microsoft será uma empresa verde

Empresa planeja ampliar uso de tecnologia sustentável nas atividades da empresa

por Carlos S Silvio ter, 08/05/2012 - 16:26
Reprodução Internet Espaço verde na sede da Microsoft, em Redmond Reprodução Internet

A Microsoft irá adquirir, a partir de julho, o selo de empresa verde. Isso porque a empresa inicia a missão de neutralizar a emissão de carbono dos datacenters, laboratórios de desenvolvimento de software, viagens aéreas e escritórios da empresa em todo o mundo.

Para isso, começou a adotar um sistema próprio envolvendo créditos de carbono. De acordo com Kevin Turner, chefe de operações da Microsoft, o sistema irá “colocar um preço no carbono” emitido por divisões regionais em mais de 100 países e facilitará a verificação dos resultados pelas filiais, que saberão como elas estão contribuindo com o meio ambiente. Quanto mais carbono for emitido, mais créditos serão pagos.

Uma série de outras empresas do ramo de tecnologia também começaram as práticas sustentáveis nos negócios. Duas grande empresas do setor, como a Apple e a Google, já possuem planejamento de investimentos na área: a Apple prevê construir um enorme datacenter movido a energia solar para manter os serviços de iTunes e iCloud; já a Google investiu quase US$ 1 bilhão em tecnologias verdes e incentiva a utilização de bicicletas no campus em Mountain View.

Em post oficial no blog da Microsoft, a empresa afirma que está investindo em tecnologias sustentáveis. O campus da empresa em Redmond recebeu softwares que diminuem o consumo de energia e devem gerar uma economia de US$ 1,5 milhão de dólares no ano fiscal de 2013 (que se inicia em julho desse ano). A empresa iré recuperar todo o investimento em tecnologia renovável em 18 meses.

COMENTÁRIOS dos leitores