Parceria: LEGO e PE em prol do ensino de robótica

Ação proporcionará o ensino de robótica para pessoas em situação de risco

por Carlos S Silvio dom, 27/05/2012 - 16:54

Depois de uma parceria com o Governo de Estado e a utilização de kits educacionais LEGO no processo de aprendizagem em escolas públicas, a LEGO Foundation da Dinamarca, a Zoom (representante exclusiva da LEGO no Brasil) e o Governo do Estado estão preparando um projeto de expansão do processo de educação tecnológica utilizando ferramentas LEGO.

Numa reunião realizada essa semana com presença do Secretário de Educação do Estado de Pernambuco, Anderson Gomes, e representantes da Lego da Dinamarca e da Zoom Brasil, houve uma negociação entre o Estado e as empresas na criação de um projeto que contempla o ensino de robótica e tecnologia usando peças LEGO, mas dessa vez voltada para jovens em situação de risco. Ação será desenvolvida com o apoio de ONGs e Instituições Organizadas, com a possibilidade de envolvimento de estudantes e professores que já participam do projeto Aprender Fazendo, também da LEGO.

Essa reunião da LEGO com o Governo do Estado de Pernambuco, marca a chegada do projeto Bloco a Bloco, o Brasil que queremos, em Pernambuco. Projeto que faz parte da iniciativa Care for Education da Fundação Lego, localizada na Dinamarca e detentora de 25% das ações da empresa, que até o momento atende por meio de doações de kits educacionais cerca de 600 mil crianças no mundo, e com perspectivas de atender 10 milhões em 2020.

A partir de junho se iniciam um processo de abertura de inscrições para entidades que queiram fazer parte do projeto, tudo isso com o apoio do Estado na disseminação e divulgação da iniciativa. A única exigência é que a instituição seja organizada e tenha realizado um bom trabalho social no local onde atua. A previsão de inauguração do projeto é em outubro, onde cada instituição escolhida receberá a doação de 10 mil peças Lego, 2 kits de robótica, mais a metodologia Zoom, para a apoiar na criação de projetos.

Entre a metodologia do projeto, a inserção de recursos técnicos (como peças LEGO, softwares), a metodologia zoom para garantir a qualidade da iniciativa e a formação de educadores, já que a inteção é que a cada ano mais Ongs e intituições organizadas participem do projeto.

"O projeto facilita o crescimento da capacidade cognitiva do aluno, envolvendo as áreas de tecnologia" afirma Marcos Wesley, presidente da Zoom Brasil. Em relação a duração do projeto, a intenção é criar um festival de robótica anual para que os alunos do projeto possam mostrar seus trabalhos e também enfrentarem novos desafios.

A LEGO, empresa criada na década de 1950, fabricante de uma série de brinquedos de montar, começou a se voltar para a área educacional na década de 80, quando alguns professores ingleses pediram a empresa que fabricasse brinquedos Lego voltados para educação, já que eles mesmos usavam os brinquedos no ensino. Depois, nos anos 90 a empresa, em parceria com o MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts), começou a crescer a ideia, que resultou no MindStorm, primeiro brinquedo do mundo controlado por computador.

Anderson Gomes também destacou a importância do projeto para a educação do Estado. “Já temos uma parceria exitosa, com 3.500 kits de robótica distribuídos nas escolas. Levar para as comunidades é uma forma de garantir que a experiência dos alunos seja passada adiante, ampliada, democratizada”, relatou o secretário.

COMENTÁRIOS dos leitores