Google: lançado novo computador que roda Chrome OS

Computador portátil é o primeiro dos lançamentos da linha Chromebooks

por Carlos S Silvio qua, 30/05/2012 - 19:25
Divulgação Chromebook da Série 5 500 Divulgação

O Google anunciou nesta semana o lançamento de sua nova geração de computadores com sistema operacional ChromeOS, chamado de Chromebooks. O primeiro produto da linha a ser apresentado foi o Chromebox, computador de mesa compacto. Os produtos foram fabricados pela Samsung e já estão disponíveis em lojas dos EUA e do Reino Unido.

O Chromebox é um computador completo, porém compacto, que deve ser ligado a um monitor, teclado e mouse para funcionar, rodando o sistema operacional ChromeOS. Ele possui um processador Intel Core, 4 GB de memória RAM, porta Ethernet e até seis portas USB e Bluetooth. O produto será vendido por US$ 329. A máquina, assim como outras que rodam ChromeOS, não possui espaço para armazenamento interno - todos os dados e aplicativos rodam na nuvem.

Chromebooks - Na linha de Chromebooks, o produto mais recente é o notebook Série 5 500, que vem com uma tela de 12,1 polegadas, 1,5 kg, processador Intel Core, câmera HD, duas portas USB, entrada para cartão de memória e entrada compatível com VGA e HDMI, além de 4 GB de memória RAM.

ChromeOS - Os produtos recém lançados contarão com a nova versão do sistema operacional ChromeOS, sistema esse que deixou de ser centralizado no navegador e recebee funcionalidades parecidas com as do Windows. Antes, todos os aplicativos iniciavam obrigatoriamente a partir do navegador e eram instalados apenas com a Chrome Web Store. Nessa nova versão, o ChromeOS possui uma barra de tarefas em que podem ser fixados atalhos para aplicativos.

O Google Drive não ficará de fora do ChromeOS. Usuários do Chromebook ou do Chromebox poderão armazenar seus arquivos no serviço de armazenamento em nuvem. Na próxima atualização do software, que chegará ao mercado nas próximas semanas, um ícone do Drive aparecerá no gerenciador de arquivos do ChromeOS. Os internautas também poderão acessar seus arquivos mesmo quando uma conexão com a internet não estiver disponível.

COMENTÁRIOS dos leitores