Scopus investe R$ 1 mi em software para ATM compartilhado

Uma novidade é a integração com NFC, que vai permitir que smartphones baseados nessa tecnologia se comuniquem com os ATM

computerworldpor Nowdigital qui, 21/06/2012 - 07:57

A Scopus aposta na tendência de compartilhamento dos caixas eletrônicos pelos bancos para reduzir custos e investiu 1 milhão de reais do desenvolvimento do software que permite processar transações de várias instituições financeiras em um mesmo terminal de forma personalizada. Trata-se da solução ATM Multibanco lançada no Ciab 2012, que já vem preparado para integração com smartphones baseados na tecnologia Near Field Communication (NFC), para pagamentos por dispositivos móveis.

Hoje os bancos já compartilham ATMs pela rede 24 horas administrada pela Tecban. Mas Fabrizio Pinna, superintendente da Scopus, observa que as instituições financeiras não conseguem realizar por essas máquinas atendimento personalizado como fazem em seus caixas eletrônicos. Ele menciona dificuldade de integrar software de diferentes bandeiras

Com o novo software, Pinna afirma que será possível levar para as telas dos caixas da rede compartilhada a mesma interface gráfica dos ATM da rede privada e simplificar o atendimento aos clientes. “Não estamos copiando a Tecban”, esclarece o executivo, explicando que o software Multibanco traz inovações, como sistema de navegação por toque, como no iPad.

Outra novidade é a integração com NFC, que vai permitir que smartphones baseados nessa tecnologia se comuniquem com os ATM. Assim, o cliente que estiver numa fila de caixa eletrônico poderá, enquanto espera sua vez, adiantar suas transações pelo celular. Em caso de pagamento de boletos de cobrança, o dispositivo poderá capturar o código de barras e quando ele chegar em frente ao terminal basta transmitir esses dados e efetuar o pagamento.

Pinna afirma que a própria Tecban poderá contratar o software da Scopus para a rede 24 horas, esclarecendo que apesar de a empresa gerenciar os ATMs do Bradesco, opera de forma independente. “Já estamos em conversa com eles”, conta. O ATM Multibanco roda em Windows e Linux e, segundo a Scopus, tem compatibilidade com todos os tipos de hardware.

Ao criar essa solução, a Scopus passa a realizar além, do gerenciamento de ATMs, a integração de serviços para rede compartilhada. Num primeiro momento, o software será usado nos terminais produzidos pela NCR Amazonas, da qual a empresa é sócia com participação de 49% do capital.

Hoje o mercado brasileiro conta com aproximadamente 180 mil ATMs, segundo dados da Federação Brasileira de Bancos (Febraban). “Se tivermos de 30% a 40% dessa base já está bom”, conta o superintendente da Scopus.

COMENTÁRIOS dos leitores