Moedas e cartão de crédito poderão ser aceitos em orelhões

A Anatel propõe que concessionárias possam colocar publicidade de voz nas chamadas; quem aceitar ouvir teria ligação grátis

idgnowpor Naiane Nascimento sex, 29/06/2012 - 19:42
Wikimedia Commons/Clovis Silveira A troca dos equipamentos e os novos serviços serão de interesse das concessionárias Wikimedia Commons/Clovis Silveira

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) aprovou na quinta (28) proposta para revitalizar o uso de orelhões no País. Entre as propostas, destaque para a possibilidade de usar moedas e até cartão de crédito para pagar pelas ligações, como acontece em países no exterior.

A preocupação é facilitar o uso por turistas que virão para os eventos no Brasil, como a Copa da Confederações, Copa do Mundo e Olimpíadas. A Anatel também propões que a estrutura do orelhão sirva para publicidade, via mudança no formato das cabines ou com propaganda na parte externa.

Também foi proposta publicidade via mensagens de voz, antes de cada ligação. Quem aceitar ouvir a mensagem até o fim poderá fazer a chamada gratuitamente ou ganhar minutos.

As mudanças não devem ser obrigatórias, ficando a cargo das operadoras. Segundo a conselheira Emília Ribeiro, a troca dos equipamentos e os novos serviços serão de interesse das concessionárias, pois a queda no uso dos terminais públicos é acentuada.

O texto agora entra em consulta pública por 45 dias, e depois voltará para análise dos conselheiros da Anatel.

COMENTÁRIOS dos leitores