Conheça 10 atalhos de teclado essenciais para o Mac

Seleção inclui dicas para agilizar o uso do Safari, iTunes, Pages, Mail, entre outros

por Carlos S Silvio sab, 21/07/2012 - 17:31
Reprodução/Internet Confira 10 atalhos de teclado para utilizar funcionalidades do Mac rapidamente Reprodução/Internet

Cada um utiliza seu computador de maneira que acha melhor, porém atalhos de teclado sempre facilitam a vida e economizam tempo. Confira dez atalhos úteis para aplicativos conhecidos no Mac.



1. Selecionar o campo de endereço no navegador Safari

Ao copiar uma URL e colar no campo de endereço do Safari, ao invés de utilizar a tecla Tab ou um mouse ou trackpad para selecionar o campo, prefira utilizar o atalho Command+L. A ação destaca o texto no campo, colocar a URL e pressionar Return para ir até o site desejado.



2. Ir para o que está tocando atualmente no iTunes

É normal entre os usuários navegar pela biblioteca ou pela iTunes Store enquanto o programa está em funcionamento. Caso você precise voltar para a música que está ouvindo no momento, seja uma playlist ou uma biblioteca de músicas, basta utilizar o Command+L. Ele dá destaque a faixa atual e muda a visualização para que você possa ver precisamente onde ela está.



3. Colar e manter estilos no Pages

Para quem trabalha com os softwares Pages, da Apple, casualmente precisa colar textos copiados de outros arquivos ou de uma página na web. Utilizando o estilo no Page, caso você cole o texo ele irá aparecer com sua fonte e estilo originais. Com o atalho Command+Option+Shift+V o texto colado adquire automaticamente o estilo do local em que foi colocado. Esse atalho também funciona no Numbers e no Keynote.



4. Marcar mensagens como lidas ou não lidas no Mail

Para os que preferem manter as mensagens de e-mail que precisam ser lidas e respondidas como não lidas na caixa de entrada, basta utilizar o atalho Mail Command+Shift+U, que torna uma mensagem lida em não lida e vice versa.



5. Visualizar rapidamente informações de vários arquivos

Provavelmente você sabe que ao selecionar um arquivo e apertar Command+l você verá uma janela com informações do arquivo selecionado. Essa janela mostra basicamente tudo, do tamanho até que aplicativo irá abrir o arquivo. Porém caso você aperte Command+Option+I você verá uma janela de informações do item, mas se clicar em outro arquivo, a janela de informações irá mudar para mostrar os dados do novo item. Também é possível navegar em uma pasta usando as setas quando essa janela estiver visível para ver os dados de todos os itens dentro dela. Esse atalho é uma ótima maneira de visualizar informações para uma grande quantidade de arquivos.



6. Abrir um arquivo sem clicar

No teclado do Mac há um atalho que faz a mesma função do clique duplo. Selecione um arquivo e aperte Command+seta para baixo e o arquivo abrirá no aplicativo padrão. Esse é o comando mais prático quando você está navegando em uma pasta usando teclas para passar pelos arquivos. O Command+O traz o mesmo resultado.



7. Qualquer direção no Alternador de Aplicativos

A maior parte das pessoas utiliza o atalho Command+Tab para ter acesso ao Alternador de Aplicativos (Application Switcher) sob todas as janelas. Aí você verá os ícones de todos os programas abertos no momento. Ao manter a tecla Command pressionada e apertar Tab, a seleção se move para a sua direita. Porém algumas vezes o usuário pode perder o programa que queria por acidente e precisa retornar sempre na mesma direção. Para evitar esse esforço, basta pressionar o Shift, e então Tab para circular pela lista de aplicativos abertos em direção oposta. (Então você aperta Command+Tab, mantenha Command apertada, então adiciona Shift, o que resulta em apertar Command+Shift+Tab).



8. Selecionar palavras  mais rápido

Ao revisar um texto, muitas vezes é preciso selecionar trechos de textos, copiá-los, e então colar esses pedaços em um lugar diferente. No Mac existe um atalho que facilita o processo de selecionar palavras. Coloque o cursor no final de uma palavra e então aperte Shift e Option. Depois pressione a seta esquerda para selecionar o fim da palavra nessa direção ou a seta direita para fazer o caminho inverso.



9. Navegar pelas abas do Safari

Para os que utilizam várias abas ao invés de janelas e precisam mudar de uma pra outra, a melhor maneira é utilizar o teclado. Pressione Command+Shift+seta direita para mover para uma aba à direita e substitua a seta esquerda para navegar ao lado oposto.



10. Colocando o Mac para dormir

Aperte Command+Option+Eject para fazer isso. Se o seu teclado não tiver um botão Eject o atalho passa a ser Command+Option+botão Power.



(Com informações do IDG Now)

COMENTÁRIOS dos leitores