Positivo vende 1,1 milhão de PCs no primeiro semestre

computerworldpor Nowdigital qua, 15/08/2012 - 09:02

A Positivo Informática vendeu 589,8 mil computadores sob as marcas Positivo e Positivo BGH. Um crescimento de 13,3% em relação ao segundo trimestre de 2011. No acumulado do ano, a empresa anunciou recorde de vendas: 1,1 milhão de unidades, resultado 18,6% maior em relação ao primeiro semestre de 2011. As vendas no mercado brasileiro registraram 552,0 mil PCs no segundo trimestre; crescimento de 6,0% em relação a igual período do ano passado. Na Argentina, foram entregues 37,8 mil notebooks Positivo BGH, primordialmente no mercado de varejo.

No Brasil, o varejo também respondeu pelo maior volume de negócios da empresa no trimestre, totalizando 472 mil PCs; crescimento de 10,0% em relação ao mesmo período de 2011, apesar do impacto da desaceleração da atividade econômica e seus efeitos no comércio em geral. O governo comprou 88,8 mil computadores no período (crescimento de 28,4% em do relação ao segundo trimestre de 2011), a maior parte deste volume para o programa PROUCA, do Ministério da Educação.

A expectativa da Positivo para o segundo semestre é de crescimento de compras por parte do governo _ mais de 350 mil unidades, sem contar o contrato para entrega de até 650 mil tablets para o Ministério da Educação, que deve ter início no quarto trimestre do ano, com maior volume concentrado no primeiro semestre de 2013. Na Argentina, o governo também deverá comprar 110 mil unidades sob a marca Positivo BGH até o fim do ano.

Resultados financeiros

A venda recorde de computadores no segundo trimestre resultou em uma receita bruta de R$ 577,7 milhões, e receita líquida de R$ 523,3 milhões. O lucro bruto totalizou R$ 134,4 milhões, correspondendo a uma margem bruta de 25,7%. Já o lucro líquido no trimestre registrou R$ 2,3 milhões. No acumulado do ano, o lucro líquido foi de R$ 12,0 milhões.

O EBITDA totalizou R$ 25,0 milhões no segundo trimestre: 61,6% maior em relação aos dados ajustados de igual período de 2011 e expansão de 61,2% em relação ao primeiro trimestre de 2012. A margem EBITDA registrou 4,8%, recuperação de 2,0 p.p. e 1,4 p.p. nas mesmas comparações. No acumulado do ano, o EBITDA totalizou R$ 40,5 milhões, acompanhado de margem EBITDA de 4,1%, crescimentos de 406,7% e de 3,3 p.p. em relação aos dados ajustados do 1S11, respectivamente.

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