Apple processa a Samsung na Coréia do Sul
Americana se queixou por suposto monopólio da concorrente na área de tecnologia 3G no país
![Batalha judicial entre Apple e Samsung agora chega a Coréia do Sul Flickr (cc) ljrmike](/sites/default/files/styles/400x300/public/field/image/tecnologia/2012/09/Flickr%20%28cc%29%20ljrmike.jpg?itok=MtmUgFNV)
A Apple processou a Samsung frente a autoridades antimonopólio da Coréia do Sul por suposto abuso de posição dominante no mercado. As informações foram divulgadas nessa quinta-feira (6) pela agência estatal "Yonhap".
Ainda segundo a agência, a companhia americana apresentou uma queixa na FTC (Comissão de Comércio Justo), organismo antimonopólio sul-coreano. A ação afirma que a Samsung abusa de sua posição no país asiático na área de tecnologia de terceira geração (3G).
Na ação representada ao órgão antimonopólio, a Apple processa a concorrente por abuso de posição dominante no mercado em relação a patentes sem fio.
Na Coréia do Sul, a FTC deve examinar a queixa da Apple através da comparação das fatias de mercado das duas empresas e a influência da tecnologia 3G, levanto em consideração também as explicações da Samsung. Segundo um representante da sul-coreana, a fabricante do Galaxy já está ciente da ação da Apple.
As duas empresas de tecnologia mantém uma batalha judicial em vários países. Nas últimas decisões, a Samsung foi condenada a pagar mais de US$ 1,5 bilhão a Apple no mercado americano, já no Japão a decisão foi favorável a companhia sul-coreana, que foi inocentada da acusação de cópia de patentes da Apple.
No mês de janeiro a Comissão Europeia anunciou que tinha iniciado uma investigação formal para determinar se o grupo sul-coreano tinha utilizado suas patentes sem fio como um meio de frear a concorrência.
Por enquanto, quem vem sofrendo mais baixas na batalha judicial entre as empresas é a Samsung. Além da indenização a ser paga para a Apple, uma decisão do tribunal de San José, na Califórnia, a Samsung ainda corre o risco de ter a venda de oito aparelhos suspensas no mercado americano.
Uma nova audiência com as duas empresas está para o dia 20 de setembro nos Estados Unidos.