Nokia bate recorde em velocidade TD-LTE nos EUA

Com a velocidade atingida no teste, será possível fazer o download de um filme HD de 3 GB em 24 segundos

por Carlos S Silvio qua, 19/09/2012 - 18:44
Flickr (cc) 29881930@N00 Com esse índice, a empresa bateu seu próprio recorde anterior de 1,3 Gbps de transferência de dados em TDC-LTE Flickr (cc) 29881930@N00

A Nokia Siemens Networks acaba de alcançar o recorde mundial de velocidade em TD-LTE com a velocidade de 1,6 Gigabits por segundo (Gbps). Na demonstração, que foi realizada no laboratória da companhia em Arlington Heights, Illinois, EUA, foi utilizado o Multiradio Flexi Base Station 10 para receber e enviar os dados em conexões simultâneas de  downlink e uplink. 

Com essa velocidade, um vídeo em alta definição (HD) de 3GB seria baixado em apenas 24 segundos e mais de 1,7 GB de dados poderiam ser carregados ao mesmo tempo, tudo isso através da banda larga móvel. 

“Fizemos a transferência de dados em 1,6 Gbps e maior capacidade de uplink e nos permite afirmar que estamos impulsionando os limites da tecnologia da quarta geração (4G).“Estamos orgulhosos em viabilizar comercialmente o LTE Avançado“, disse Tommi Uitto, diretor de gestão de criação de valor banda larga móvel da Nokia Siemens Networks. 

Segundo o executivo, o usuário final quer ter a capacidade de fazer um download e upload de arquivos enormes, o que aumenta ainda mais a necessidade das operadoras em aumentarem de maneira drástica a taxa de transferência de dados e a capacidade de suas redes móveis. 

Segundo o índice apresentado pela Nokia, a empresa bateu o próprio recorde de anterior, que era 1,3 Gbps de transferência de dados em TDC-LTE. Este é o quinto recorde consecutivo de velocidade LTE obtido nos últimos seis meses. 

Para alcançar a nova marca, a Nokia Siemens Networks utilizou o sistema de 60 MHz de espectro agregado com módulo de oito tubulações de rádio. Toda essa movimentação irá permitir que o usuário final pudesse desfrutar de conteúdo rico em vídeo e outros serviços avançados a uma faixa de transferência de dados extremamente rápida. 

“Com nossa Estação de Base comercial Flexi Multiradio 10 e o MU-MIMO estamos prontos para ajudar as operadoras a aumentarem de modo significativo a capacidade por localidade e a capacidade de uplink por um custo reduzido," acrescentou Uitto.

 

COMENTÁRIOS dos leitores