Steve Jobs previu iPad no ano de 1983

Discurso perdido do empresário também mostra referências à tecnologia wireless

por Carlos S Silvio qui, 04/10/2012 - 00:36
Divulgação Jobs mostra em discurso ideias referentes a produtos atuais, como o iPad e a App Store Divulgação

Steve Jobs é uma inspiração para muitas pessoas e era considerado uma pessoa à frente do seu tempo. Agora, seus admiradores têm mais uma prova do espírito inovador do criador da Apple. Um discurso feito em 1983, na Conferência de Design de Aspen, divulgado nesta semana pelo blog Life, Liberty and Technology, mostra parte das visões que Jobs tinha sobre o futuro. 

Na apresentação, o criador do Mac discute tecnologias que só se tornariam realidade muito tempo depois. Numa época em que o computador mais vendido era o Apple II, quando não havia celular e a internet  era exclusiva para militares e cientistas, ele fala sobre ideias que atualmente lembram o iPad, iTunes e a App Store.

Parte desse discurso já havia sido disponibilizado em agosto, com menções a ideias parecidas com o iPhone e o Google Street View, porém, o novo registro possui mais detalhes, incluindo a parte de perguntas e respostas do final do evento. 

Veja algumas ideias reveladas pelo visionário: 

- Internet: Steve Jobs afirmou no evento que os computadores se tornariam o principal meio de comunicação, substituindo a televisão. Na época, os PCs ainda não eram ligados em rede e a internet estava restrita a um público específico. 

- Wireless e iPad: Jobs afirmou que um dia haveria computadores portáteis equipados com conexão de rádio. Algo que iria permitir que as pessoas andassem com esses equipamentos e se comunicassem por e-mail em qualquer lugar. 

- iPad: No evento, Jobs fala que a estratégia da Apple é “ter um incrivelmente grandioso computador em forma de livro que você possa carregar e que possa aprender a usar em 20 minutos”. Segundo ele, o computador-livro, teria conexão de rádio para acesso a banco de dados em outros computadores. 

- iTunes e App Store: Em sua fala no ano de 1983, Jobs compara o mercado de software à indústria fonográfica. Afirmando que a indústria de software precisava de algo parecido com uma "estação de rádio" onde fosse possível experimentar os programas. Para o criador da Apple, a venda de softwares em caixas é algo antiquado. A Apple abriu a iTunes 20 anos depois e a App Store 25 anos após a palestra. 

- Siri: Até mesmo o reconhecimento de voz teve referências no discurso. Jobs afirma que ainda iria demorar uma década ou quase para que o reconhecimento de voz se tornasse utilizável na prática. Demorou mais do que o esperado pelo visionário, mas já começa a ser disseminado em gadgets. 

É possível ouvir a fala completa de Steve Jobs, na Conferência de Design de Aspen de 1983, no link (em inglês).

COMENTÁRIOS dos leitores