Lenovo se torna maior fabricante de computadores

Fabricante supera a norte-americana HP

idgnowpor Naiane Nascimento qui, 11/10/2012 - 16:36
Reprodução A Lenovo comprou a brasileira CCE há algumas semanas por 300 milhões de reais Reprodução

A fabricante chinesa Lenovo superou a norte-americana HP (Hewlett-Packard) como a maior fabricante de computadores do mundo, apontam dados liberados nesta semana pela consultoria Gartner. As informações são da agência Reuters.

Para atingir o topo, a Lenovo comercializou 13,77 milhões de PCs no último trimestre, aumentando sua participação no mercado para 15,7%, crescimento de 10% em relação ao mesmo período do ano passado, segundo a Gartner.

Já a HP registrou uma fatia de 15,5% do mercado com 13,55 milhões de unidades vendidas, uma queda de 16,4% em relação ao mesmo trimestre de 2011, de acordo com a consultoria.

Essa é a primeira vez que a HP não aparece no topo do ranking da Gartner desde 2006.

Segundo a Gartner, o mercado mundial de computadores caiu 8% nas vendas no terceiro trimestre deste ano, pior queda desde 2001. No período, foram registradas 87,5 milhões de máquinas comercializadas.

Os números mais recentes de outra conhecida consultoria, a IDC, ainda apontam a HP como líder, com 15,9% do mercado, um pouco à frente da Lenovo e seus 15,7%.  A HP se pronunciou ao resultado da Gartner dizendo que o levantamento da IDC é mais abrangente.

Vale lembrar que a Lenovo comprou a brasileira CCE há algumas semanas por 300 milhões de reais.

COMENTÁRIOS dos leitores