Aplicativo recifense é finalista em concurso mundial

O Colab, rede social voltada para o exercício da cidadania, permite que os usuários avaliem os serviços públicos de sua cidade

por Eduarda Menezes sex, 31/05/2013 - 16:48
Eduarda Menezes/LeiaJáImagens Gustavo Almeida e Paulo Pandolfi são membros do grupo desenvolvedor do aplicativo Eduarda Menezes/LeiaJáImagens

Um serviço online desenvolvido por recifenses está na final do “AppMyCity!”, concurso que premia os melhores aplicativos urbanos do mundo, realizado pela New Cities Foundation. O Colab, rede social voltada para o exercício da cidadania, permite que os usuários avaliem os serviços públicos de sua cidade, tirem fotos e reportem os problemas encontrados, além de propor novas soluções e melhorias.

O grupo reúne as propostas e denúncias e as envia para os órgãos responsáveis. “Percebemos que muitos políticos não reconheciam o que estava nas redes sociais. Procuramos criar algo que satisfizesse o cidadão de uma forma organizada através do conceito de gestão pública colaborativa,” disse Gustavo Almeida, de 29 anos, um dos desenvolvedores do Colab.

O aplicativo está entre os três principais da competição e será um dos destaques na etapa decisiva que acontecerá entre os dias 4 e 6 de junho em São Paulo, juntamente com o BuzzJourney (Israel) e PublicStuff (EUA). A premiação será julgada por líderes urbanos do mundo inteiro que estarão presentes no evento e o grande vencedor levará US$ 5 mil dólares, além de muita visibilidade.

A rede social foi lançada no dia 27 de março e, segundo dados fornecidos pelo grupo, já possui um público de aproximadamente 10 mil pessoas ativas. A página no facebook já passou de 6,3 mil likes. Atualmente, o sistema está disponível para todas as cidades de Pernambuco e São Paulo, mas deve ser expandido aos poucos para outros locais. O aplicativo é gratuito e está disponível na Apple e Google Play Store.

COMENTÁRIOS dos leitores