Relacionamento X Redes Sociais

Acesso às informações do parceiro podem causar o excesso de ciúmes e a perseguição, o que não é bom para o relacionamento

por Nicoly Moreira qua, 12/06/2013 - 12:05
Divulgação O Facebook tem uma “capacidade única de contribuir para experiências de ciúme em relações amorosas“ Divulgação

Qual casal nunca teve uma discussão ou uma briguinha por causa de alguma rede social? Pois é, a internet pode ser uma boa combinação com namoro, mas ao longo do tempo pode se tornar inimigas dos casais.

Facebook, Orkut, Twitter, entre outros, já fazem parte do cotidiano e mais cedo ou mais tarde o namoro tem que aprender a passar por eles. Diversas atitudes podem gerar conflitos entre os namorados, claro que cada caso é um caso, mas é sempre bom ficar atento.  

O acesso às informações do parceiro podem causar o excesso de ciúmes e a perseguição, o que não é bom para o relacionamento. Jéssica Oliveira, de 18 anos, sempre briga com o namorado Carlos Rodrigues, 20, por causa de curtidas ou comentários que ela não gosta. “As ex-namoradas dele fazem questão de curtir as fotos dele e sempre deixam uns comentários que não são necessários, tipo ‘você tá lindo’”, conta a estudante de direito.

Para os ciumentos as redes sociais são uma fonte inspiradora, já que é possível saber com precisão as pessoas que o namorado adicionou e buscar a vida inteira dos outros usuários, os gostos musicais, amigos em comum, entre outras coisas. Sobre isso, a psicóloga Luciana Gonçalves acredita que os relacionamentos ainda precisam evoluir muito. “Os namorados devem trabalhar a questão da confiança e compreenderem que não há casamento, namoro, ou seja lá o que for, que prenda uma pessoa à outra”, conta. Um estudo realizado pelo próprio Facebook, em 2009 revelou que a rede social tem uma “capacidade única de contribuir para experiências de ciúme em relações amorosas“.

O publicitário Marcos Melo, 25 anos, terminou um relacionamento depois de ver alguns comentários indesejados e conversas do bate-papo da namorada. “Nós sempre tivemos a senha um do outro, depois de um tempo ela mudou a dela e quando eu pedi novamente vi algumas conversas com amigos dela que não gostei e resolvei terminar o relacionamento”, conta Marcos Melo.

Confira algumas dicas para tornar a relação do seu namoro com as redes sociais mais amigável:

Status de relacionamento - O namoro mal começou ou acabou e você já correu para atualizar o ‘status’ na sua página? Fique de olho, a precipitação pode colocá-la em situações desagradáveis, antes de sair por aí espalhando aos quatro ventos se está solteira ou namorando, espere para ver se o relacionamento engatou ou minou e converse com o parceiro como ele gostaria de se apresentar publicamente. Imagine você mandar a solicitação de ‘relacionamento sério’ e ele não aceitar, fica chato e, provavelmente, você não vai gostar.

O acesso deve ser livre - Não basta ele te aceitar como amigo na rede, o importante mesmo é que você tenha acesso a todas as informações que ele posta na página pessoal. E não, não estamos falando de invasão de privacidade, mas se ele seleciona quais os assuntos que você pode ou não visualizar, isso pode ser uma demonstração de falta de confiança boba ou, na maior delas, que o alerta vermelho deve ser pressionado.

Deixe o passado para lá -  Já era duro deixar para trás as antigas histórias de amor no passado, na era das redes sociais é ainda pior. Portanto, se você segue firme e forte em um relacionamento e deseja que ele fique ainda mais sério, não alimente expectativas de ‘ex-namorado’ que curte, compartilha e te marca em vários posts no Fabebook.

 

 

 

COMENTÁRIOS dos leitores