João Pessoa será sede da RoboCup 2014

Esta será a primeira vez que o evento acontecerá na América do Sul

por Wênia Bandeira sex, 18/10/2013 - 08:20

JOÃO PESSOA (PB) - João Pessoa será sede, em 2014, da RoboCup – Esporte, Ciência, Tecnologia, Educação, o maior evento mundial de robótica e inteligência artificial, segundo anunciou o Governador da Paraíba, Ricardo Coutinho (PSB), nessa quinta-feira (17). Coutinho e o presidente da RoboCup Federation, o italiano Daniele Nardi, assinaram um termo que confirma a realização na cidade.

Entre 19 e 25 de julho, a capital paraibana receberá 60 mil pessoas que irão acompanhar e disputar na Copa do Mundo da Robótica, no Centro de Convenções Poeta Ronaldo Cunha Lima. João Pessoa concorreu com Fortaleza e, segundo a Secretaria de Comunicação Institucional do Estado, foi escolhida por dispor de modernas instalações do Centro de Convenções.

“Agora, o mais importante é a qualidade da RoboCup, porque é um evento de tecnologia e a cidade vai se transformar na grande aldeia global com gente de vários países e credos unidos pela tecnologia”, declarou o Governador.

Os milhares de visitantes que desembarcaram em João Pessoa também foram lembrados pelo professor Alexandre Simões, um dos coordenadores gerais da RoboCup2014 no Brasil. “Pesquisadores de mais de 50 países se reunirão para mostrar os desenvolvimentos na área de robótica inteligente que vão estar presentes nas nossas vidas nos próximos anos”, salientou.

Esta primeira edição da competição na América do Sul, deverá receber quatro mil competidores, incluindo os pais das 1.500 crianças e adolescentes que estarão na disputa utilizando dois mil robôs inteligentes. Serão 600 equipes de 50 países de todos os continentes.

A RoboCup teve sua primeira edição em 1997, no Japão. Na sequência o evento foi realizado na França, Suécia, Austrália, Estados Unidos, Japão (2002), Itália, Portugal, Japão (2005), Alemanha, Estados Unidos (2007), China, Áustria, Singapura, Turquia, México e Holanda, país que sediou a 17ª edição este ano.

Além da Copa, serão realizados ainda debates, palestras, seminários e demonstrações que reunirão estudantes, pesquisadores e cientistas em discussões de alto nível no campo do conhecimento tecnológico.

COMENTÁRIOS dos leitores