Pernambucano vence disputa Hackathon em Brasília

Os prêmios foram entregues aos vencedores nesta quarta-feira (11)

por Carol Dias qua, 11/12/2013 - 19:32
Divulgação

O professor pernambucano Kellyton Brito, docente do Departamento de Estatística e Informática, da UFRPE, foi o grande vencedor do 1° Hackathon (Maratona Hacker) realizado pela Câmara dos Deputados, em Brasília. Os prêmios foram entregues aos vencedores nesta quarta-feira (11), durante cerimônia na Câmara dos Deputados. Cada projeto recebeu R$ 5 mil, prêmio concedido pelo Sindicato dos Servidores do Poder Legislativo (Sindilegis), patrocinador do concurso.

Brito desenvolveu o site www.meucongressonacional.com, que apresenta dados colhidos desde o início do mandato de cada um dos deputados e senadores. A página apresenta dados de quanto se fastou, quando e no que foi investida a verba, Tudo de forma bem simples e clara, com gráficos e sistemas de buscas que facilitam encontrar as informações. Brito foi escolhido entre 50 participantes, que foram avaliados por uma comissão formada por deputados, servidores da Câmara Federal, jornalistas e especialistas em informática. 

Os outros colocados foram o Monitora Brasil, app para celulares que possibilita o acompanhamento da assiduidade dos deputados e dos projetos propostos e o Deliberatório, jogo de cartas offline que simula o processo de discussão e deliberação das proposições na Câmara dos Deputados. 

Sobre o Hackathon - Este foi o primeiro evento deste tipo promovido pela Câmara dos Deputados para desenvolvimento de aplicativos que aumentem a transparência do trabalho parlamentar.  

COMENTÁRIOS dos leitores