#CPBR7: Marco Civil marca atividades desta sexta (31)

Fórum sobre a iniciativa legislativa estará em debate no evento até as 15h30 (horário de Brasília)

por Nathália Guimarães sex, 31/01/2014 - 08:57
Divulgação/Facebook Sétima edição da feira tecnológica em São Paulo segue até o próximo domingo (2) Divulgação/Facebook

Nesta sexta-feira (31), a Campus Party apresenta no Palco Principal do evento um fórum que terá como pilares três temas: Marco Civil da Internet, segurança na rede e serviços de tecnologia. O fórum, que teve início às 9h30 (horário de Brasília) conta com a participação de líderes ligados aos três segmentos e se estenderá até às 15h30 (horário de Brasília). Todas as atividades da feira geek são transmitidas em tempo real por streaming, no canal de transmissão ao vivo do site campuse.ro.

O primeiro painel fala sobre o estatuto dos direitos dos internautas – Marco Civil, que busca garantir direitos importantes que os usuários devem ter e que atualmente estão vulneráveis: a privacidade e a neutralidade da rede. Elogiado por Tim Berners-Lee, o "pai da internet", e por Lawrence Lessig, autor do "Creative Commons", a iniciativa foi construída em um sistema colaborativo por ativistas e outros atores interessados no desenvolvimento da internet no Brasil.

A aprovação do Marco Civil será pauta de votação no Congresso Nacional no início de 2014. Esta primeira atividade tem a mediação de Demi Getschko, diretor-presidente do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), além da participação do deputado federal Paulo Teixeira; do Coordenador do Comitê Gestor da Internet e Secretário de Políticas de Informática do Ministério da Ciência, Virgílio Augusto Fernandes Almeida; e do sociólogo Sergio Amadeu. 

Na sequência, os campuseros poderão refletir sobre os recentes fatos de espionagem praticados pelo governo dos Estados Unidos ao acompanhar o painel sobre segurança de rede, que acontecerá das 11h às 12h30 (horário de Brasília) também no Palco Principal. Neste debate estarão presentes o delegado da Polícia Federal especialista em delitos cibernéticos Carlos Eduardo Miguel Sobral; Gustavo Gus, cientista social, organizador da CryptoParty São Paulo (2013) e participante das ações da ONG Actantes.org.br e como moderador o editor de mídia on-line na Carta Capital Lino Bocchini.

O terceiro e último debate da rodada falará sobre os serviços de internet e telefonia disponíveis atualmente, focando no tema da banda larga móvel, que já se tornou o segmento que mais cresce do mercado mundial da tecnologia da informação e comunicação (TIC). O painel contará com a moderação do deputado federal Paulo Teixeira. 

Outros destaques - A palestra do dançarino, cientista da computação e desenvolvedor, Aidan Feldman, também é um dos destaques desta sexta. Ele falará sobre como GitHub, um dos principais meios de compartilhamento de projetos disponíveis na internet, promove a colaboração, além de contar um pouco sobre suas experiências profissionais e pessoas na palestra que acontece às 13h (horário de Brasília) no Palco Principal da Campus Party.

Já a criadora e CEO do Girl in Tech, Adriana Gascoigne, falará sobre a importância da diversidade na tecnologia. Como mulher envolvida no ramo, sua paixão é reforçar e estimular as oportunidades para o fortalecimento e a educação das mulheres na área. Tem uma intensa carreira no âmbito da tecnologia e atualmente é CMO de QwikCart, uma startup de comércio exclusivo para smarthphones e outras plataformas móveis. A apresentação acontece às 15h45 (horário de Brasília) no Palco Principal.

Com informações da assessoria

COMENTÁRIOS dos leitores