Game ajuda pesquisadores a descobrir a cura do câncer
Sem o jogo, os cientistas teriam que fazer manualmente todo o trabalho, o que demoraria mais tempo para concluir as pesquisas e achar a cura do câncer
A Cancer Research UK, uma das maiores instituições de pesquisas relacionadas ao câncer no mundo, desenvolveu recentemente um aplicativo chamado Play to Cure: Genes in Space. A ferramenta, que na realidade é um game, tem como objetivo fazer com que os usuáros ajudem a obter dados sobre falhas de DNA que podem causar a doença.
O jogo funciona da seguinte forma: basta o gamer controlar uma nave espacial e coletar o máximo possível de Elemento Alpha, isso tudo enquanto atira em asteróides loucos que aparecem na tela. No entando, antes de iniciar o game, é necessário mapear o caminho que tenha a maior concentração do elememento, para que desta forma se possa maximizar o tempo e qualidade da coleta.
Segundo os pesquisadores, essas duas etapas são fundamentais para a pesquisa. O Elemento Alpha é um nome fictício, todavia ele representa dados do DNA. Quando o usuário mapeia essa concentração e depois coleta, ele está, sem saber, processando dados de DNA reais. Sem o game, os cientistas teriam que fazer manualmente todo esse trabalho, o que demoraria mais tempo para concluir a pesquisa e achar a cura do câncer.
O game não apresenta mutos desafios na jogabilidade, apenas coisas ocasionais podem acontecer, como por exemplo, uma chuva de asteróides. Mesmo assim, é um passatempo bem altruísta, visto que, no futuro, quem sabe, você poderá dizer que ajudou a descobrir a cura do câncer.