Campeonato de Hearthstone proíbe participação de mulheres

A organização do torneio justificou que a medida foi criada para evitar conflitos

por Guilherme Jacobs qua, 02/07/2014 - 16:18
Divulgação/Blizzard Hearthstone é um jogo de cartas extremamente popular Divulgação/Blizzard

O campeonato finlandês Assembly Summer 2014 gerou controvérsias dentro dos mundo dos games nesta quarta-feira (2), após proibir a inscrição e participação de mulheres em seu evento principal, qualificatórias para um torneio mundial do popular jogo de cartas da Blizzard, Hearthstone: Heroes of Warcraft. A descoberta foi feita por um usuário do Reddit que percebeu na página de anúncio do torneio uma frase deixando claro que o campeonato seria exclusivo para homens filandêses.

A organização do torneio confirmou ao site PC Gamer a informação. "A informação é correta e o torneio é exclusivamente aberto para jogadores homens. De acordo com as regulamentações de torneio da Federação Internacional de e-Sports (IeSF), no qual o torneio é apenas aberto para homens. Isso é para evitar possíveis conflitos (ex. Uma jogadora mulher eliminar um jogador homem) dentre outras coisas." A IeSF comentou que a regulamentação procura "aproximar os e-Sports dos esportes convencionais", e citou xadres como um exemplo onde há divisões entre mulheres e homens nos campeonatos. 

A qualificatória do Assembly Summer 2014 classifica participantes para o 6º Campeonato Mundial da IeSF, que acontecerá próximo novembro em Baku, no Azerbaijão. O campeonato mundial também divide homens e mulheres, e alguns jogos só estão disponíveis para um dos sexos. Segundo a página oficial da federação no Facebook, Hearthstone, Dota 2, Starcraft 2 e Ultra Street Fighter IV estarão nas competições masculinas, enquanto para mulheres haverá apenas competições de Starcraft 2 e Tekken Tag Tournament 2. No Assembly, que acontece de 31 de julho a 3 de agosto em Helsínquia, na Finlândia, Hearthstone é o único jogo com divisão de sexos, e os outros jogos estão abertos a todos. 

 

COMENTÁRIOS dos leitores