Pernambuco é destaque na RoboCup 2014

Estudantes do Colégio Santa Emília representam o Estado no mundial de robótica

por Guilherme Jacobs ter, 22/07/2014 - 17:38

JOÃO PESSOA (PB) - Começou nesta semana a RoboCup 2014. Entre as equipes participantes do mundial de robôs estão a do Colégio Santa Emília, de Olinda. Eles já são veteranos na robótica e desta vez vieram com quatro times para competir em todas as modalidades da área Junior, que conta com estudantes de todo o mundo.



As modalidades são resgate, dança e futebol de robôs. “O resgate é uma missão para salvar vítimas”, conta Lucas Cavalcanti, membro da equipe Positronics. “Tem vários níveis, um é realmente um resgate de bebê, com uma boneca claro, e no nosso- a vítima é simbolizada por uma lata. Temos que levar a vítima para uma área segura, desviando de obstáculos, seguindo linhas, subindo e descendo rampas, com se fosse um ambiente de desastre mesmo.” Tudo tem que ser feito de forma autônoma, sem a ajuda de controles remotos, e dentro de um tempo limite.







“Já no futebol de robôs temos o atacante e o goleiro, que disputam uma partida com dois tempos de dez minutos. O objetivo é fazer gol e defender, é futebol mesmo. Na dança, temos a interação entre arte a ciência, onde os robôs tem que sincronizar-se ao som de uma música, fazer movimentos e interagir com seres humanos”, explica o professor e orientador da equipe, Paulo Marcelo Pontes. “Este ano, na dança, estamos trabalhando com um pessoal de São Paulo, usando a internet para nos comunicar. Fizemos uma equipe mista, e o tema com o qual estamos trabalhando é o Carnaval de Pernambuco.”

Na categoria resgate, a equipe conseguiu destaque depois de terminar uma prova com perfeição e arrematar o 2º lugar. “O torneio está animador. Treinamos bastante em cima das regras e vimos que o robô estava completando bem as provas e tarefas. É um resultado motivador, já que estamos entre as melhores equipes", complementa o estudante Lucas Cavalcanti.







Em uma de suas atividades, a equipe Positronics vai se unir com um time britânico. “Estamos participando do SuperTeam, que é uma prova inédita e não foi revelada ainda. A prova é disputada em duplas, com outra equipe selecionada através de um sorteio. Nós vamos com uma equipe do Reino Unido, e assim que divulgarem as regras vamos ter que preparar o robô e re-programá-lo”, explicou Lucas.



Os estudantes Pedro Henrique e Carlos Gabriel estão participando do seu primeiro torneio, na modalidade de futebol, e avaliam a experiência como positiva. “É muito bom, já estamos pegando muita experiência para o próximo mundial”, afirmou Pedro. Gabriel ainda conta que perderam uma das competições contra a equipe da Alemanha, mas afirmou que estão melhores que a seleção brasileira da Copa do Mundo de 2014.

COMENTÁRIOS dos leitores