Google apresenta novo aplicativo para e-mails

Aplicativo foca em deixar os e-mails mais organizados e práticos

por Guilherme Jacobs qua, 22/10/2014 - 15:28
Divulgação/Google Interface do Inbox Divulgação/Google

Nesta quarta-feira (22), o Google apresentou um novo aplicativo desenvolvido pelas mesmas pessoas que trabalharam no Gmail. A ferramenta, batizada de Inbox, tem o objetivo de organizar melhor os e-mails recebidos, e a promessa da empresa é que o foco se manterá nas coisas importantes.

Segundo o Google, a inspiração para a criação do aplicativo veio do fato de que as pessoas estão recebendo mais e-mails do que nunca, e lidar com isso nem sempre é fácil ou prático. A primeira funcionalidade do Inbox é organizar automaticamente o que é recebido. Contas do banco ou notas fiscais, por exemplos, são agrupados no pacote de uma categoria específica. Os desenvolvedores prometem que será possível “ensinar” o app a escolher aquilo que você quer ver agrupado em determinado local. 

Outra ferramenta que é destaca pelo Google é holofote em informações importantes dentro de mensagens, como por exemplo, as informações de uma conferência ou o itinerário do voo. Também serão adicionadas informações extras que o Inbox encontrar pela internet e julgar úteis. O objetivo disso tudo é dar ao usuário tudo que ele precisa só de olhar rapidamente para os e-mails.

Além disso, há um trio de funções que ajudam o usuário de forma mais particular. Os lembretes, que adicionam alertas e notificações para que o app lembre de coisas importantes. As assistências consistem de informações úteis para finalizar uma atividade. O exemplo dado pelo Google é que, ao adicionar um lembrete de ligar para uma loja de hardware, o Inbox vai auxiliar você com o número de telefona de tal loja. Por fim, tem a soneca, que permite adiar ou dispensar lembretes e assistências.

Por enquanto o aplicativo está restrito e a única forma de entrar é por convites. A primeira leva já foi enviada, mas o plano do Google é lançar a ferramenta de forma pública no futuro.

COMENTÁRIOS dos leitores