Black Friday ganha força e confiança no cenário brasileiro

Pesquisa revela que 99% dos consumidores pretendem comprar no evento deste ano

por Nathália Guimarães seg, 27/10/2014 - 10:25
Reprodução/Businessinsider Mais da metade dos brasileiros acreditam que encontrarão promoções reais no evento Reprodução/Businessinsider

Uma pesquisa divulgada pelo Zoom, site comparador de preços e produtos, revela que os descontos da Black Friday estão atraindo cada vez mais brasileiros. Segundo o estudo, 99% dos entrevistados pretendem comprar no evento, realizado dia 28 de novembro, e mais da metade (59%) confia que encontrará promoções reais.

A pesquisa ainda revela que os equipamentos tecnológicos lideram a lista de compras dos brasileiros. 56% dos entrevistados pretendem aproveitar as ofertas da Black Friday para investir em um novo smartphone, 43% em uma televisão, 29% em um notebook, 21% em tablets e 20% em videogames.

As pessoas também estão mais conscientes sobre utilizar a web como ferramenta para obter informações sobre os produtos, segundo a pesquisa. Dos entrevistados, 96% realizam pesquisas sobre os itens de desejo e 88% buscam o apoio de comparadores de preços e produtos para checar a relevância das ofertas.

Além disso, apesar do cenário econômico menos otimista, a data, por estar conquistando a credibilidade dos brasileiros, promete impulsionar o comércio eletrônico, uma vez que 81% dos respondentes da pesquisa acreditam encontrar promoções mais relevantes em lojas online do que em lojas físicas.

Também é possível notar o aumento da confiança dos consumidores nas compras online, já que 66% costumam aproveitar o evento apenas pela internet e 82% confiam que receberão o produto comprado.

A pesquisa revela ainda que em 2013, apenas um terço dos entrevistados comprou na Black Friday, porém mais da metade afirma que encontrou descontos reais na ocasião. Smartphones (44%), televisões (22%) e notebooks (13%) foram os produtos mais comprados por essas pessoas.

COMENTÁRIOS dos leitores