Entrando na adolescência: Xbox completa 13 anos

Para celebrar a data, o Portal LeiaJá conversou com um dos primeiros assinantes da Xbox Live

por Guilherme Jacobs sab, 15/11/2014 - 12:00
João de Lima/LeiaJá João de Lima/LeiaJá

Neste sábado (15), o primeiro Xbox completa 13 anos desde seu lançamento. Nele, a Microsoft estreou sua rede online, a Xbox Live, que conectou gamers ao redor do mundo em partidas multiplayer de jogos como Halo 2 e Tom Clancy's Rainbow Six 3. Para conversar sobre a chegada do console à adolescência, o Portal LeiaJá entrevistou Nelson Alves Jr, apresentador do programa Inside Xbox, coordenador da Revista Oficial do Xbox (ROX) no Brasil, e um dos primeiros brasileiros virar assinante da Live.

O primeiro Xbox surgiu meio que pra atender aos órfãos do Dreamcast. Embora tenha ajudado a Microsoft a entrar no mercado, não fez o estardalhaço que poderia, ou mereceria, porque havia muito exclusivos incríveis", diz Nelson, ao ser questionado sobre a evolução da plataforma com o tempo. "Mas serviu pra entender o mercado e crescer. Essencialmente a Microsoft é uma empresa de software, por isso sempre foi muito tranquilo pra ela ajustar o console no meio do percurso. O primeiro Xbox já contava com atualizações gigantes de sistema, que alteraram completamente o aparelho de quando foi lançado até quando saiu de circulação."

O principal atrativo da plataforma foi a Xbox Live, a primeira rede de consoles que conectou pessoas de todo mundo em partidas multiplayer. "A Microsoft enxergou que o aspecto social era uma promessa," Nelson explica. Por isso a Live fou uma divisora de águas: não era apenas um lance pra jogar online, mas pra fazer amigos. A possibilidade de criar contatos e bater papo via console era meio surreal naquela época. E funcionou tão bem, que tenho amigos até hoje que fiz exclusivamente por conta da Live. Creio que isso responde sobre a filosofia da empresa: criar um sistema em que as pessoas se conectem, que seja amigável."

Com o tempo, a Live evoloiu. O Xbox 360 transformou a rede em um centro de entretenimento englobando filmes, séries e ainda mais customização, e o Xbox One ampliou ainda mais isto. "Do meu ponto de vista, a Microsoft consegue passar essa ideia de entretenimento familiar de forma mais clara do que Sony e Nintendo. A primeira deixou claro que quer apenas os jogadores hardcore, enquanto a segunda se posiciona quase como uma fabricante de brinquedo, cujo único intuito é atender crianças," ele conclui.

A marca Xbox tem crescido no Brasil nos últimos anos. O Xbox 360 e o One são fabricados no país, e a Microsoft, segundo Nelson, é a culpada. "Exceto pela TecToy, que se não me falha a memória fabricou o Master System aqui, a Microsoft foi de fato a primeira dona de um console que o fabricou no Brasil. Isso é um avanço imenso pros jogadores locais. A geração mais nova não tem ideia disso, mas era impensável quando eu tinha 10 ou 12 anos ter um jogo em português. Não era questão de ser improvável, era impensável mesmo," comenta o apresentador, comparando o fato com o pouso no cometa, realizado pela sonda Rosetta. "Ninguém mais questiona ou se surpreende com jogos em português. A discussão hoje é sobre qualidade da dublagem."

Nelson, como todo gamer, tem grandes memórias de consoles do passado. Há uma do Xbox original que se destaca. "Quando o primeiro Xbox foi lançado eu trabalhava na Ação Games. Não existia essa profusão de informação de hoje em dia. A internet estava engatinhando, então tudo leva uma vida pra chegar no Brasil. O lance é que a NC Games, que naquela época era uma portinhola, trouxe um Xbox pro Brasil. Como a revista comprava muito jogo deles, avisaram a redação de que o console chegaria e nós poderíamos fazer um breve teste, porque já estava vendido. O negócio chegou e fomos todos lá ver," ele conta, como se tivesse acontecido ontem.

"O teste não foi exatamente um 'teste'. Dentro de uma sala minúscula, sem nenhum infra-estrutura pra foto, nada. Ligamos o console numa TV horrorosa e foi isso. O único jogo era um que ninguém tava dando nenhuma bola: Halo. Tirando o controle, que era imenso, ficou todo mundo impressionado. Eu devo ter sido o mais empolgado, porque fiquei apaixonado no jogo e juntei grana pra comprar o aparelho pouco tempo depois. Aí, por conta disso, fui atrás de entender sobre essa tal Xbox Live, que a Microsoft planejava lançar." O resultado foi um fã que persiste até hoje. "Fui um dos primeiros brasileiros a assinar o serviço, junto com mais uns loucos que tenho contato até hoje. No lançamento, jogamos muito, mas muito mesmo, o Moto GP: Ultimate Racing Technology que era uma experiência incrível online."

Atualmente, a Microsoft trouxe a experiência Halo de volta, lançando uma coletânea que conta com versões remasterizadas em alta definição dos dois primeiros jogos da série. É a única maneira de experimentar o multiplayer, já que a Xbox Live para o primeiro Xbox foi cortada há alguns anos. Nelson, cujos títulos favoritos incluem Jet Set Radio Future, Gun Valkyrie e Shenmue 2, já está jogando.

No Brasil, o primeiro Xbox não fez tanto sucesso, pois competia diretamente com o PlayStation 2, um dos consoles mais vendidos na história do país. A plataforma foi anunciada em 1999, mas seu lançamento foi adiado pouco tempo depois. Em 2000, na Game Developers Conference (GDC), Bill Gates re-apresentou o Xbox dizendo que ter uma plataforma de jogos e entretenimento era essencial para o novo século. Seu nome original, DirectX Box, foi encurtado, suas vendas ultrapassaram 24 milhões de unidades mundialmente, e seu último jogo foi Madden NFL 09, lançado em 2008.

COMENTÁRIOS dos leitores